Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

E o Milho?

Crise na suinocultura e na avicultura pode levar a um rearranjo desfavorável à cadeia do milho, diz analista.

Da Redação 12/02/2003 – O setor consumidor de milho continua ansioso por boas notícias no segmento. Para Luiz Cláudio Caffagni, analista da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) o risco de escassez na entressafra, devido à importância que a safra de inverno representará, tem aproximado granjeiros e processadores do mercado futuro do grão.

“A crise nos setores de criação de suínos e aves de corte pode levar ao rearranjo desfavorável da estrutura do mercado da cadeia do milho, devido à tendência de concentração”, explica Luiz Cláudio.

Para este, os criadores menos estruturados e com menor escala de produção podem ser incorporados por organizações maiores, devendo prejudicar, do ponto de vista do produtor de milho, o processo de comercialização futura.

O analista observa que na estratégia administrativa dos produtores rurais para as próximas safras, há a possibilidade de elevação nos preços dos fertilizantes e, conseqüentemente, do risco gerado pela volatilidade do câmbio, associado à possibilidade de crescimento dos preços internacionais do petróleo.