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CONSUMO

ABCS cria movimento e amplia consumo da carne suína no Nordeste com crescimento de até 49%

Super Bompreço, bandeira da maior rede de varejo do país, o Carrefour, impulsionada pela ABCS e a Associação Baiana de Suinocultores promoveram a campanha “Bom de preço, bom de prato” no Nordeste em outubro

ABCS cria movimento e amplia consumo da carne suína no Nordeste com crescimento de até 49%

A campanha “Carne de Porco: Bom de preço, bom de prato” foi um sucesso total ao chegar ao Nordeste! Impulsionada pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Associação Baiana de Suinocultores (ABS) e com o apoio do Carrefour, maior rede de varejo do Brasil, através da bandeira Super Bompreço, a iniciativa alcançou 35 milhões de brasileiros, resultando em um aumento de até 49% nas toneladas de carne suína vendidas durante o período da campanha em cinco estados da região.

A ABCS assumiu o compromisso em 2023 de levar a carne suína para o Nordeste, uma região brasileira com grande potencial de consumo, mas que ainda enfrenta desafios culturais relacionados a mitos sobre a proteína. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enfatiza que essa campanha é o início de um projeto prioritário.

“O Nordeste possui um enorme potencial de consumo de carne suína. Atualmente, o consumo é bastante reduzido, e nosso objetivo é impulsionar a carne suína na região. Iniciamos também uma campanha de marketing para educar os consumidores nordestinos sobre o sabor, a segurança e a saudabilidade da carne suína. Com essas duas frentes, não será demorado para a carne suína se tornar a preferida nos lares nordestinos também!”, afirma Lopes.

O compromisso do Carrefour com a suinocultura brasileira foi evidente, participando da campanha através da bandeira Super Bompreço em cinco estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Um total de 37 lojas participaram da 1ª edição do “Bom de preço, bom de prato” na região Nordeste, registrando um aumento nas vendas de 15,6% em comparação com o mesmo período do mês anterior. Durante o período de 13 a 22 de outubro, a bandeira impulsionou a carne suína, e além do aumento nas vendas, o Super Bompreço também experimentou um aumento no volume, comparado ao mesmo período de setembro, de quase 6%.

Edimilson Tito Porto, gerente comercial do Nordeste do Carrefour, destaca a importância da categoria de suínos e das campanhas de promoção do consumo da proteína.

“O Super Bompreço e a ABCS uniram esforços para promover o consumo de carne suína no Nordeste. É com grande satisfação que recebemos esse estímulo para transmitir aos nossos clientes e alcançar o objetivo de impulsionar o consumo na região. Esta é uma categoria que o grupo já vem fomentando, mas com o apoio da ABCS e dos fornecedores, conseguimos mais engajamento e novos parceiros para aumentar a disponibilidade da proteína suína em todas as lojas do Nordeste”, afirma.

A Associação Baiana de Suinocultores iniciou a campanha com grande entusiasmo na Bahia. Com a participação de 108 lojas, a promoção da venda de carne suína ocorreu de 10 a 30 de outubro, utilizando materiais impressos e redes sociais em parceria com um frigorífico de Vitória da Conquista (BA). Além disso, 25 bares e restaurantes participaram do evento “Porco no Ponto”, promovendo pratos com a proteína suína entre os dias 15 e 31 de outubro. De acordo com a associação, houve um aumento de 49,1% nas toneladas vendidas de carne suína durante o período da campanha. A presença nas redes sociais, especialmente a iniciativa com os bares e restaurantes, também foi muito positiva.

O presidente da ABS, Alber Rezende, considera a campanha um sucesso e afirma que ela entrará para o calendário dos estabelecimentos do estado.

“Há algum tempo, a associação expressou o desejo de participar da campanha para estimular o consumo de carne suína no estado, visto o sucesso já alcançado no Brasil. Este ano foi a primeira edição que realizamos, e posso afirmar que foi um sucesso absoluto. Com certeza, no próximo ano teremos uma adesão ainda maior em outras regiões, pois os resultados são fantásticos e acreditamos muito nisso! Também realizamos algumas campanhas conjuntas, como a divulgação de pratos típicos de restaurantes e botecos relacionados ao consumo de carne suína, e foi um sucesso, consolidando a data que ficará no calendário dos estabelecimentos. Estamos muito empolgados com os resultados obtidos”, relata.