Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Adapec intensifica monitoramento para comprovar ausência da Gripe Aviária na Avicultura de Tocantins

Este trabalho teve início em janeiro deste ano em outras regiões do estado e continuará até junho, abrangendo propriedades rurais e granjas comerciais avícolas.

Adapec intensifica monitoramento para comprovar ausência da Gripe Aviária na Avicultura de Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está intensificando o monitoramento da Influenza Aviária (IA) e da Doença de Newcastle (DNC) na avicultura comercial e de subsistência para o período 2023/2024. Durante este mês, as equipes realizaram visitas a uma granja comercial localizada no município de Monte Santo, região oeste do Tocantins.

Este trabalho teve início em janeiro deste ano em outras regiões do estado e continuará até junho, abrangendo propriedades rurais e granjas comerciais avícolas. O objetivo principal é verificar a ausência viral e, se houver casos suspeitos, realizar investigações rápidas e apropriadas para erradicação da doença.

Durante as visitas, são coletados swabs da traqueia e da cloaca das aves, além de amostras de sangue para análise sorológica. O material é enviado ao laboratório oficial dentro do prazo de 96 horas para obtenção de resultados diagnósticos. Mariana Teles, responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (Pesa), destaca que “esse trabalho de prevenção é preconizado pelo Ministério da Agricultura, que indica os municípios para que possamos efetuar os serviços e, caso necessário, executar as medidas sanitárias para assegurar a sanidade avícola do Estado”.

O Tocantins é reconhecido como área livre da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle, seguindo o Plano de Vigilância do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este plano tem como principais objetivos a detecção precoce em populações de aves domésticas e silvestres, a demonstração de ausência em avicultura industrial e o monitoramento de ocorrências de cepas virais da IA para embasar estratégias de saúde pública e animal.

Como medida preventiva, recomenda-se aos produtores rurais que adquiram aves apenas em casas agropecuárias licenciadas, que adquirem animais de empresas que garantam, por meio de boletim sanitário, que foram vacinados e possuem saúde adequada.

Fonte: Portal TV Cariri