Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde

Ação antigripe

Butantã produzirá três milhões de doses de vacina contra gripe. Instituto pode produzir vacinas contra os subtipos H1N1 e H5N1.

Ação antigripe

O Instituto Butantã produzirá cerca de 3 milhões de doses de vacina antigripe este ano. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, as doses serão entregues ao Ministério da Saúde em abril e serão utilizadas na Campanha de Vacinação do Idoso. São as primeiras vacinas antigripe produzidas no Brasil.

A expectativa é que o país se torne autossuficiente na produção de vacinas contra a gripe até o próximo ano, informou a secretaria. A fábrica do Butantã também tem capacidade de produzir vacinas contra outros subtipos de vírus de Influenza, como o H1N1 e o H5N1, a gripe aviária.

A fábrica possui 10 mil m² e é dividida em três andares. A vacina é produzida exclusivamente no segundo, a partir de ovos de galinha vindos de granjas previamente certificadas, que criam animais sem o uso de antibióticos e com ração especial, para que não haja interferência no processo produtivo, reações adversas e eventuais efeitos colaterais.

O prédio da fábrica de vacinas contra a gripe foi inaugurado em 2007 e até outubro de 2010 passou por um processo de adequação, certificação dos equipamentos e validação de todo o processo de produção. O investimento total foi de cerca de R$ 100 milhões.