Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Recuperação do PIB do agro: aumento de 0,50% sinaliza alta

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro está em processo de recuperação em 2023, após um declínio no ano anterior

Recuperação do PIB do Agronegócio Brasileiro em 2023
Recuperação do PIB do Agronegócio Brasileiro em 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro está em processo de recuperação em 2023, após um declínio no ano anterior

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), houve um aumento de 0,27% no segundo trimestre deste ano, levando o crescimento acumulado anual para 0,50%.

Projeções Promissoras

Com base nesse desempenho parcial, os especialistas do Cepea/CNA projetam que o PIB do setor poderá alcançar incríveis R$ 2,63 trilhões em 2023.

Além disso, levando em conta o cenário econômico geral do Brasil, o agronegócio pode representar até 24,4% do PIB do país neste ano.

Fatores Impulsionadores

Essa recuperação, embora modesta, é atribuída principalmente à produção recorde no campo e ao crescimento na produção pecuária. Isso, por sua vez, está impulsionando a demanda por insumos e serviços relacionados ao agronegócio.

Desafios de Preços

No entanto, é importante observar que esse desempenho foi afetado negativamente pela queda nos preços em todos os segmentos.

No setor agrícola, houve reduções nas cotações de culturas importantes, como algodão, café, milho, soja, trigo, tomate e cana-de-açúcar, além dos preços do boi gordo e do frango vivo.

Nas agroindústrias, os preços também registraram declínios, afetando os biocombustíveis, produtos de madeira, óleos vegetais e a indústria do café no segmento agrícola, bem como a indústria do abate no ramo pecuário.

Este é um panorama atualizado sobre a recuperação do PIB do agronegócio brasileiro em 2023.