Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Rabobank aponta desaceleração da inflação e recorde na balança comercial no 1º semestre

Recente relatório divulgado pelo Rabobank revela que, mesmo com alguns momentos de instabilidade, as expectativas de valorização do Real Brasileiro (BRL) prevalecem no curto prazo

Rabobank  aponta desaceleração da inflação e recorde na balança comercial no 1º semestre

O recente relatório divulgado pelo Rabobank revela que, mesmo com alguns momentos de instabilidade, as expectativas de valorização do Real Brasileiro (BRL) prevalecem no curto prazo. No entanto, episódios como o relatório ADP da semana passada e as minutas hawkish da última reunião do FOMC mostram que uma reversão nas expectativas de mercado pode levar rapidamente à erosão dos ganhos do BRL. Diante disso, o Rabobank estima que a taxa de câmbio USDBRL atingirá 5,05 até o final de 2023 e 5,15 até o final de 2024.

Dissipação do cenário de desinflação na inflação geral medida pelo IGP-DI

Em junho, o IGP-DI apresentou uma queda de -1,45% em relação ao mês anterior (mercado: -1,21%; Rabobank: -1,23%), indicando que a inflação dos produtores está lentamente atingindo o fundo do poço. No entanto, o Rabobank projeta que a inflação geral medida pelo IGP-M atingirá -2,10% ao ano em 2023, um aumento em relação aos -1,6% previamente estimados.

Produção industrial registra resultado positivo

Em maio, a produção industrial cresceu 0,3% em relação ao mês anterior (mercado: -0,1%; Rabobank: 0,6%), impulsionada pelo programa de subsídios do governo para promover a aquisição de veículos.

Recorde na balança comercial no primeiro semestre

Em junho, a balança comercial registrou um superávit de USD 10,6 bilhões (mercado: USD 9,5 bilhões; Rabobank: USD 9,9 bilhões). Apesar da queda mensal em junho, o saldo acumulado no ano alcançou USD 45,5 bilhões, estabelecendo um recorde para o primeiro semestre de toda a série histórica.

Próxima semana com foco no IPCA de junho

Em relação à atividade econômica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o relatório de vendas no varejo em maio na sexta-feira e o relatório do setor de serviços na quarta-feira. Estima-se que as vendas no varejo tenham registrado uma queda de -0,3% em relação ao mês anterior (ou +1,1% em relação ao ano anterior), enquanto as vendas amplas devem ter caído -1,3% (ou +2,8% em relação ao ano anterior). Em outras partes da região, prevê-se que a taxa de referência do Peru (Reference Rate) permaneça inalterada em 7,75% na quinta-feira.

Aprovada na Câmara, reforma histórica simplificará sistema tributário de consumo no Brasil

No âmbito doméstico, a Câmara dos Deputados aprovou e encaminhou ao Senado um projeto de reforma histórica que visa simplificar o sistema tributário de consumo no Brasil. Essa medida tem o objetivo de melhorar a facilidade de fazer negócios no país. No entanto, ainda existem incertezas importantes que precisam ser esclarecidas, como detalhes sobre a implementação e possíveis impactos econômicos. Para mais informações sobre essa reforma, consulte a seção de Economia Política.