Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Websérie

"Suinocultura catarinense: dedicação nas mãos, paixão no coração"

ACCS lança websérie sobre a suinocultura

"Suinocultura catarinense: dedicação nas mãos, paixão no coração"

Releases EmpresasA Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), que há 57 anos trabalha pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro, lança no próximo domingo (15) a websérie “Suinocultura catarinense: dedicação nas mãos, paixão no coração”. Através de uma série de reportagens em vídeo, a entidade mais representativa da suinocultura brasileira vai narrar histórias de suinocultores e agroindústrias que colocam Santa Catarina em posição de destaque na produção e exportação da proteína animal.

A equipe de reportagem da ACCS vai visitar todas as regiões produtivas do Estado para abordar temas como: sucessão familiar, meio ambiente, sanidade, bem estar animal, desenvolvimento genético, custo de produção, mercado e perspectivas acerca da atividade. Os vídeos serão publicados no portal da entidade e nas redes sociais.

O primeiro personagem da websérie é o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, que fala sobre o início da sua história na suinocultura, os desafios vencidos ao longo dos anos pelos empresários da atividade e mostra quais são os desafios para que o setor produtivo permaneça sustentável nos próximos anos.

A importância da suinocultura catarinense

Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), status sanitário diferenciado que foi um fator decisivo para a abertura de novos mercados.

O Estado é o maior produtor e exportador nacional de carne suína do país. São cerca de 10 mil criadores integrados às agroindústrias e independentes, que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas de carne suína. Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, o Estado é responsável por aproximadamente 27% da produção nacional de carne suína e por 35% das exportações brasileiras.

Entre os atuais principais países de destinos da carne suína catarinense, estão Rússia, China, Angola, Cingapura, Chile, Japão, Uruguai e Argentina. Atualmente, o Estado exporta quase 190 mil toneladas por ano.