Fonte CEPEA
Milho Campinas (SP)R$ 80,54 / kg
Soja PRR$ 130,14 / kg
Soja Porto de Paranaguá (PR)R$ 135,04 / kg
Suíno Grande São Paulo (SP)R$ 12,88 / kg
Suíno SPR$ 8,64 / kg
Suíno MGR$ 8,53 / kg
Suíno PRR$ 8,23 / kg
Suíno SCR$ 8,14 / kg
Suíno RSR$ 8,25 / kg
Ovo Branco Gande São Paulo (SP)R$ 200,55 / cx
Ovo Branco Grande BH (MG)R$ 205,31 / cx
Ovo Vermelho Gande São Paulo (SP)R$ 224,74 / cx
Ovo Vermelho Grande BH (MG)R$ 229,80 / cx
Ovo Branco Bastos (SP)R$ 192,52 / cx
Ovo Vermelho Bastos (SP)R$ 219,04 / cx
Frango SPR$ 8,69 / kg
Frango SPR$ 8,71 / kg
Trigo PRR$ 1.578,32 / t
Trigo RSR$ 1.476,85 / t
Ovo Vermelho Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 226,76 / cx
Ovo Branco Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 193,69 / cx
Ovo Branco Recife (PE)R$ 174,13 / cx
Ovo Vermelho Recife (PE)R$ 193,24 / cx

Varejo

Pacto pela sustentabilidade

<p>Iniciativa do Wal-Mart tem o objetivo de fixar metas ambientais para os seus fornecedores ao redor do mundo.</p>

O número de presidentes de grandes multinacionais no Brasil no evento promovido ontem pelo Wal-Mart, em São sPaulo, dá a medida do poder econômico da multinacional americana, a maior varejista do mundo e, provavelmente, a maior cliente de muitas das principais fabricantes globais de bens de consumo.

Recepcionados por Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart no Brasil, altos executivos de 20 empresas assinaram ontem um “pacto pela sustentabilidade”, iniciativa que está sendo conduzida globalmente pela varejista com o objetivo de fixar metas ambientais para os seus fornecedores ao redor do mundo.

O primeiro evento do gênero foi realizado pelo Wal-Mart em Pequim, na China, no passado. O país asiático, segundo Núñez, foi escolhido por ser um grande fornecedor de muitos dos itens vendidos nas lojas e por ser, comumente, alvo de críticas dos ambientalistas.

O Brasil é o segundo país onde o “pacto pela sustentabilidade” proposto pelo Wal-Mart foi assinado por grandes fornecedores, embora muitos deles mantenham um relacionamento em bases globais com a varejista. A ideia é replicar o evento nos demais países onde a multinacional atua.

Na lista dos CEOs que assinaram ontem o compromisso com a varejista figuraram os presidentes no Brasil da Unilever, Nestlé, Cargill, Sara Lee, Pepsico, Kimberly-Clark, Diageo e Johnson&Johnson. Também assinaram o documento vice-presidentes e diretores da 3M, Ambev, Bunge, Cola-Cola, Marfrig, Grupo JBS e Grupo Bertin.

As metas ambientais estabelecidas pelo Wal-Mart – muitas delas a serem alcançadas até 2013 – abrangem vários aspectos da cadeia de suprimentos, incluindo a redução de 5% no uso de embalagens. O grupo se propõe ainda a reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50%.

O Wal-Mart também quer que as indústrias de sabão em pó e detergentes reduzam em 70% o uso de fosfato e oferecem produtos duas vezes mais concentrados.