Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

"Não há oferta melhor por vir", diz ministra holandesa sobre fechar 3000 fazendas para cumprir meta de redução de emissões

Agricultores holandeses disseram que sua indústria está sendo alvo de injustiça, enquanto outros setores, como a aviação, não.

"Não há oferta melhor por vir", diz ministra holandesa sobre fechar 3000 fazendas para cumprir meta de redução de emissões

O governo holandês está planejando comprar e fechar até 3.000 fazendas em um esforço para cumprir um mandato ambiental da União Européia para reduzir as emissões, de acordo com relatórios.

Agricultores na Holanda receberão “bem acima” do valor de sua fazenda em um esforço para aceitar a oferta voluntariamente, informou o jornal holandês The Telegraph. O país está tentando reduzir sua poluição de nitrogênio e fará as compras.  “Não há oferta melhor por vir”, disse Christianne van der Wal, ministra do nitrogênio, ao parlamento holandês na sexta-feira.

O relatório afirma que as fazendas destinadas à compra compulsória estão localizadas próximas a áreas ambientalmente sensíveis. Van der Wal disse que as compras seriam feitas com “dor no coração”, se necessário. A Fox News Digital entrou em contato com a embaixada holandesa em Washington DC, mas não obteve resposta.

A Holanda está tentando reduzir suas emissões para cumprir as regras de conservação da UE e a agricultura é responsável por quase metade do nitrogênio emitido no país, disse o relatório.

Em 2019, o Conselho de Estado holandês determinou que toda nova atividade que emite nitrogênio, incluindo agricultura e construção, é obrigada a obter uma licença. Isso impediu a expansão de fazendas de laticínios, suínos e aves, que são as principais fontes de nitrogênio, disse o relatório do Telegraph.

Alguns agricultores manifestaram oposição às novas regras. Em outubro, milhares de tratores congestionaram o tráfego em até 700 milhas durante a hora do rush em protesto.

Muitos sentem que seus meios de subsistência estão em jogo e sua indústria está sendo alvo de injustiça, enquanto outros setores, como a aviação, não.

O LTO Nederland, um grupo de lobby de agricultores, acusou o governo de redigir “restrições sem perspectiva”.

“Claro que é positivo que um bom esquema de parada voluntária esteja sendo prometido”, disse o presidente da LTO, Sjaak van der Tak. “Mas os que permanecem são centrais para nós e terão muitas restrições adicionais impostas”.

A Holanda é o segundo maior exportador agrícola do mundo, de acordo com a Investopedia . As principais exportações agrícolas holandesas incluem flores, laticínios, ovos, carne e vegetais.

Na última a edição da revista Suinocultura Industrial, o holandês Vincent ter Beek falou sobre essa pressão que o agro tem vivido no país e a reação dos produtores. Confira aqui.