Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento e geração de empregos

Aurora amplia unidade de Maravilha (SC) e cria 250 novos empregos.

Redação AI 12/03/2004 – 05h07 – A partir do final do mês de abril, 100% do abate de frango da unidade da Coopercentral Aurora instalada no município de Maravilha (SC) será transformada em cortes, mediante investimentos da ordem de R$ 500 mil reais e abertura de 250 novas vagas. Atualmente, a indústria processa 150 mil aves por dia e destina 100 mil/dia (66%) para cortes, enquanto os outros 50 mil (34%) são embalados como frango inteiro.

Ao fazer o anúncio, o presidente José Zeferino Pedrozo e o diretor industrial Vincenzo Mastrogiacomo explicaram que a decisão insere-se à estratégia de aumentar o valor agregado dos produtos e atender à crescente demanda do mercado externo. A unidade de Maravilha trabalha em dois turnos e emprega 1.042 trabalhadores. A ampliação das linhas de corte exigirá a contratação de mais 250 pessoas neste semestre. Um grupo de 54 novos colaboradores está em fase de seleção, admissão e treinamento e os demais serão contratados gradativamente, de acordo com a chegada de novos equipamentos e mesas de corte. Até junho, a unidade terá 1.300 funcionários.

O gerente geral da unidade, Caciano Capello, avalia que os novos investimentos terão impacto imediato na comunidade regional, tanto na melhoria do nível de emprego quanto na elevação do movimento econômico do município de Maravilha, onde a Aurora contribui com mais de 60% do retorno de ICMS.

Abatedouro de Maravaliha

A unidade de Maravilha foi inaugurada em fevereiro de 1988, está localizada à margem da rodovia BR-282, quilômetro 610, ocupando terreno de 240 mil m2 com 12 mil m2 de área construída.

As vendas para o mercado externo absorvem 33% da produção. Os principais importadores são Japão, Hong Kong, Rússia, Argentina, Espanha, Reino Unido, Portugal, Holanda, África, Romênia, Grécia, Ilhas Canárias e República Tcheca. No mercado interno, a maior parte da produção se destina a Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

As 150 mil aves processadas diariamente são transformadas em um mix de produtos oferecidos ao mercado interno e externo, em formas de cortes congelados, frango inteiro congelado, ave temperada, e uma série de produtos semi-prontos, cuja industrialização é realizada em outra unidade da Coopercentral Aurora, instalada em Chapecó.