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Lucro da Perdigão sobe 1.401% em 2003 e atinge R$ 123,5 milhões.

Da Redação 03/03/2004 – 06h54 – A Perdigão fechou o ano de 2003 com faturamento bruto de R$ 4,4 bilhões, um aumento de 30,8% em relação ao resultado de 2002. O bom resultado reflete o excelente desempenho das vendas da empresa no mercado internacional. Em 2003, a Perdigão exportou R$ 1,8 bilhão, registrando crescimento de 52,4% em valores e de 24,6% em volume em relação às vendas externas do ano anterior.

O lucro líquido da companhia somou R$ 123,5 milhões, 1.401% mais do que em 2002. A receita líquida subiu 31% e totalizou R$ 3,8 bilhões, como resultado da performance das exportações e da melhoria das margens no mercado interno, que somou R$ 2,5 bilhões com a comercialização de 646,5 mil toneladas. “No ano passado adotamos a estratégia de dar ênfase à rentabilidade em vez de aumentar o volume de vendas”, diz Wang Wei Chang, vice-presidente financeiro da Perdigão. Por causa dessa estratégia, as vendas de carne “in natura” caíram 37%. O excedente foi destinado ao mercado externo, que apresentava um significativo aumento de demanda.

O resultado operacional da empresa antes das receitas financeiras totalizou R$ 287,3 milhões no ano, o que significa um crescimento de 34% em comparação ao ano anterior, com margem de 7,5%, em conseqüência do aumento de receitas e volume, melhoria do “mix” e redução parcial dos custos. O ebitda gerado no ano passado pela Perdigão foi de R$ 383,3 milhões, um crescimento de 30,6% em relação ao desempenho obtido em 2002.

Apesar da alta dos preços dos insumos, em 2003 a empresa conseguiu amenizar o aumento dos custos e melhorar a margem de lucro. “No mercado interno, os custos subiram 20% e os preços médios cobrados pela empresa aumentaram 28%”, diz o executivo. Como resultado, o faturamento neste mercado cresceu 18,6% em relação ao exercício anterior. Já as vendas no mercado externo se destinaram principalmente à Europa, com aumento de 79,5% sobre 2002, Oriente Médio, com aumento de 60,6% e Extremo Oriente, com ganhos de 40%. A comercialização de produtos processados de carnes pela Perdigão cresceu 60,2% em receita e 31,7% em volume. Já os preços médios, em dólares, subiram 23% se comparados ao ano de 2002.

O crescimento do mercado europeu pode ser atribuído à estratégia de internacionalização implementada pela empresa naquele continente, com a instalação de escritórios na Inglaterra e Holanda. O Extremo Oriente apresentou bom desempenho principalmente em função do crescimento das vendas no mercado japonês. No segundo semestre do ano passado, o Japão suspendeu as importações da China devido à incidência da gripe aviária na Ásia. A Perdigão empregou no decorrer do ano passado 3,8 mil trabalhadores e encerrou 2003 com 28 mil funcionários, 89,8% dos quais alocados na área produtiva. Foram investidos no ano passado, R$ 56,9 milhões em programas sociais, valor 27% maior que as aplicações de 2002.