Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias gerando empregos

Mesmo diante da recente crise do setor suinícola, as agroindústrias continuam mostrando balanços positivos e gerando novos empregos.

Redação SI 08/12/2003 – 03h50 – Apesar das dificuldades da suinocultura, as agroindústrias continuam mostrando balanços positivos e gerando novos empregos. Somente a Coopercentral Aurora deve crescer 30% neste ano, passando de um faturamento de R$ 1 bilhão para R$ 1,3 bilhão.

Segundo Pedrozo, estes números são reflexo do aumento dos produtos industrializados, que representam 45% da produção da empresa. O bom resultado também se deve ao frango. Neste ano, o Brasil exportou 1,6 milhão de toneladas até outubro, num faturamento de 1,4 bilhão, 25% a mais que no mesmo período de 2002, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas Produtoras e Exportadoras de Frango (Abef).

Em virtude do bom desempenho no setor de aves, a Aurora deve implantar o terceiro turno em Maravilha no início de 2004, aumentando o abate em 70 mil aves por dia e gerando mais 2 mil empregos. Neste ano, a empresa abriu 254 novas vagas, passando para 7.641 funcionários. Para o próximo ano, Pedrozo prevê um crescimento de 5% no número de vagas. Isso sem contar com a negociação para arrendamento da Chapecó Alimentos. Atualmente, a Aurora abate 10 mil suínos e a capacidade seria ampliada em 2,5 mil.

Mas o grande interesse da empresa seria na fábrica de embutidos. Pedrozo disse que o objetivo em 2004 é ampliar os produtos de maior valor agregado.

Perspectiva de nova missão à Europa

Por isso, a empresa deve lançar uma nova linha de produtos na área de pratos prontos, como massas e pizzas. Em relação a uma possível missão à Europa em 2004, Pedrozo disse que é necessário um trabalho conjunto entre as agroindústrias, Ministério da Agricultura, governo do Estado e Cidasc.