Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Exportações de soja do Brasil batem recorde no primeiro trimestre

Exportações de soja do Brasil batem recorde no primeiro trimestre

No primeiro trimestre, as exportações brasileiras de soja atingiram 22,09 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde para o período e representando um aumento de 15,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) atribuem este desempenho às negociações de contratos a termo efetuadas em 2023. Há uma expectativa no setor de que os embarques de soja continuem em alta, impulsionados pela valorização do dólar em relação ao Real.

O preço médio das exportações de soja no primeiro trimestre de 2024 foi de R$ 136,30 por saca de 60 kg, o valor mais baixo para o período desde 2019, após ajustes pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de março de 2024.

No mercado interno, a postura dos consumidores tem sido de cautela nas aquisições, influenciada pela expectativa de maior oferta vinda da Argentina e pela necessidade dos produtores brasileiros de liberar espaço nos armazéns.

Em contrapartida, os vendedores mantêm uma abordagem cautelosa nas vendas de grandes volumes, devido à baixa produtividade e aos elevados custos associados à safra atual.