Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Estudo projeta crescimento de 37% na produção de grãos no Matopiba em uma década

Região tem demonstrado uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola, e nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba já aumentou em 92%,

Estudo projeta crescimento de 37% na produção de grãos no Matopiba em uma década

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a região conhecida como Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, apresentará um crescimento significativo na produção de grãos nos próximos dez anos. A projeção indica que a região irá alcançar a marca de 48 milhões de toneladas de grãos até a safra 2032/33, o que representa um aumento de 37% em relação à produção atual.

Esse crescimento será impulsionado, principalmente, pelo aumento da produtividade nas áreas cultivadas nos quatro estados. A região tem demonstrado uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola, e nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba já aumentou em 92%, saltando de 18 milhões de toneladas na safra 2013/14 para os atuais 35 milhões de toneladas.

Entre os municípios que se destacam na produção de grãos estão Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, na Bahia; Balsas e Tasso Fragoso, no Maranhão; Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, no Piauí; e Campos Lindos, no Tocantins.

O estudo também analisou a participação da agricultura familiar nas projeções de produção para a próxima década. Nas atividades de carnes, como suína e de frango, a agricultura familiar tem um papel de destaque, com participação de 51% e 46%, respectivamente. Além disso, a agricultura familiar também se sobressai em outras atividades, como café, leite, frutas, fumo e mandioca.

estudo

No entanto, em atividades como a produção de soja, feijão e milho, a agricultura familiar tem uma menor participação, sendo de 9%, 12% e 12%, respectivamente. Esse cenário se deve em parte à economia de escala e à tecnologia, que têm impacto significativo na produção moderna e tendem a favorecer estabelecimentos com maior escala de produção.

O Matopiba é uma região de grande importância para o agronegócio brasileiro, e seu crescimento na produção de grãos nos próximos anos contribuirá para o fortalecimento do setor no país.