Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rodrigues dá nova definição à sigla UBA

Ministro da Agricultura participa do 18o. Congresso Brasileiro de Avicultura, em Brasília, falando o novo governo e as perspectivas do agronegócio.

Redação AI 22/10/2003 15h00 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, abriu as apresentações deste 18o. Congresso Brasileira de Avicultura, organizado pela UBA, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (22). Rodrigues falou sobre o novo governo e as perspectivas do agronegócio.

Ele iniciou seu discurso apresentando os números do agronegócio brasileiro, setor que hoje é responsável por 29% do PIB anual do País, 46% das exportações e 375 dos empregos gerados. “Fico feliz em saber que este governo reconhece o agronegócio como o motor da economia nacional”, disse. Rodrigues também falou do desafios e das ações do Ministério neste contexto. Segundo ele, algumas prioridades já foram selecionadas junto ao governo:

– políticas públicas
– organização setorial
– negociações internacionais
– tecnologia.

No item de políticas públicas, o ministro afirmou que é preciso dar condições ao País para a produção de mais alimentos, renda para os brasileiros e a geração de divisas para o Brasil. Também estão neste tópico o seguro rural, a defesa agropecuária e a pesquisa agrícola.

Sobre a organização setorial, Roberto Rodrigues destacou a criação da Consagro, das Câmaras Setoriais (hoje são oito em operação), o plano de apoio ao cooperativismo e as parcerias entre governo e organizações privadas.

Já sobre as negociações internacionais, o ministro mencionou os acordos em andamento com a OMC, ALCA, União Européia, Mercosul, os bilaterais e as grandes dificuldades do período neo-renascimento (divisão mundial entre países ricos e pobres). Rodrigues também defendeu a criação de um Fundo Privado de Desenvolvimento Tecnológico para impulsionar as pesquisas na agricultura.

Uma Baita Avicultura

Em meio aos assuntos políticos, diplomáticos e econômicos do agronegócio, o ministro Roberto Rodrigues parabenizou todo o setor da avicultura brasileira, por sua qualidade, seriedade e produtividade, e brincou com os presentes dizendo que a sigla UBA (União Brasileira de Avicultura) deveria ser definida como Uma Baita Avicultura.