Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

G20

Embrapa vai coordenar evento do G20 que reúne instituições de pesquisa agrícola dos cinco continentes

Embrapa vai coordenar evento do G20 que reúne instituições de pesquisa agrícola dos cinco continentes

Especialistas do Brasil e exterior, incluindo um Nobel da Paz, vão discutir sustentabilidade do agro e segurança alimentar

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será a coordenadora da terceira reunião do G20 – MACS (Meeting of Agricultural Chief Scientists), que acontece entre os dias 15 e 17 de maio, na sede do G20 – Prédio do Serpro Regional, em Brasília, DF. O evento vai reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir o papel da ciência na agricultura mundial, com foco em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) voltadas à segurança alimentar, combate à fome e à pobreza, sustentabilidade e transformação ecológica dos sistemas agroalimentares.

Para isso, além dos representantes das outras 19 delegações que compõem o G20, o evento contará ainda com a presença de especialistas de cerca de dez países convidados, além de instituições de importância nesse contexto, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola (CGIAR).

O G20 Brasil 2024 conta com 15 grupos de trabalho (GTs) para discutir grandes temas que podem impactar a construção de mundo mais justo e um planeta mais sustentável. A agricultura é um desses grandes temas e reúne o Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“Essa é a terceira de cinco reuniões técnicas desse GT, que culminarão com uma decisão ministerial e elaboração de um documento formal, também chamado de Communiqué, com as decisões acordadas entre os 20 países membros sobre agricultura, provavelmente em novembro”, explica o chefe da Assessoria Internacional da Embrapa, Marcelo Morandi.

No dia 15, serão realizados três painéis sobre “Ciência e Agricultura”, “Segurança Alimentar e Sistemas Agroalimentares” e “Mudança Climática e Resiliência de Sistemas Agrícolas”. Os debates contarão com a diretora de Negócios da Embrapa, Ana Euler; outros dois pesquisadores da Empresa – Ladislau Martin e Aryeverton Fortes – o cientista indiano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em 2007, Rattan Lal; e representantes da FAO e do CGIAR.

No dia 16, o tema “Olhar para o futuro” abordará a Aliança Global para combate à fome e à pobreza, que está sendo criada em 2024, e contará com as presenças do Chefe de Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Renato Godinho e do sócio-diretor da empresa Agroicone, Rodrigo Lima.

No dia 17 à tarde, será realizada uma visita técnica à Embrapa Cerrados, em Planaltina, DF, na qual serão apresentadas pesquisas nas áreas de trigo tropical, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), saúde do solo e gestão ambiental produtiva.

Mais informações estão disponíveis aqui.