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Agronegócio eleva negócios da Volkswagen

<p>Os primeiros meses do ano prenunciam boas expectativas para a safra brasileira de grãos. Junto com o bom desempenho das cotações das commodities cresce a comercialização de caminhões pesados, utilizados para transportar grãos.</p>

Redação (20/04/07) –  “Este ano promete ser muito bom, especialmente na Região Sul, que nos últimos dois anos amargou uma queda de safra”, prevê Jorge Carrer, gerente de vendas da Volkswagen para a região Sul do país.

A companhia espera que as vendas desses veículos neste ano voltem ao patamar de 2004, quando foram comercializados 5.200 caminhões na região. O número é considerado bom – no ano passado, por exemplo, a Volkswagen vencer cerca de 3.800 unidades. Segundo Carrer, os modelos de caminhões pesados, que raramente levam mais de 15 dias para chegar às mãos dos clientes, estão demorando até dois meses para serem entregues por conta da grande demanda. Só no primeiro trimestre de 2007 foram vendidos aproximadamente 1.100 caminhões no Sul, 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.

O executivo da Volkswagen afirma que o crescimento das vendas ocorre no país inteiro. Nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e no interior de São Paulo é a agricultura que impulsiona a comercialização. “Mas o varejo, como um todo, também está crescendo muito no Rio de Janeiro e em São Paulo, e este é um fator que influencia o mercado de caminhões”, pondera Carrer. Para agilizar o processo, a fábrica da multinacional alemã em Resende (RJ) vai incorporar um Centro Logístico para a pré-montagem de caminhões. A atividade será realizada no novo centro, deixando a fábrica mais focada na montagem final dos caminhões e ônibus. O Centro Logístico entrará em funcionamento no final de setembro e a obra está orçada em R$ 36 milhões.