Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Previsão do Inmet indica chuvas intensas nas próximas duas semanas; confira as regiões afetadas

ZCIT intensifica instabilidades, elevando o risco de chuvas fortes, raios, rajadas de vento e trovoadas em vários estados do país

Previsão do Inmet indica chuvas intensas nas próximas duas semanas; confira as regiões afetadas

A previsão do tempo para as próximas duas semanas indica um padrão de chuvas significativas em várias regiões do Brasil. Aqui está um resumo da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para cada região:

Primeira Semana:

  • Norte: Pancadas de chuva ao longo da semana, acumulando acima de 50 mm, principalmente no Amazonas, Pará, Rondônia e sul de Roraima, com raios, rajadas de vento e trovoadas possíveis.
  • Nordeste: Pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, podendo superar 100 mm.
  • Centro-Oeste e Sudeste: Chuvas em forma de pancadas, acumulando acima de 40 mm, principalmente em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, devido ao calor e alta umidade.
  • Sul: Início da semana com pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, podendo ultrapassar 50 mm.

Segunda Semana:

  • Norte: Acumulados acima de 50 mm, principalmente no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins.
  • Nordeste: Chuvas em forma de pancadas, podendo superar 50 mm em toda a região, com intensidade maior no Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco.
  • Centro-Oeste e Sudeste: Pancadas de chuva em todos os estados, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás.
  • Sul: Chuva superior a 50 mm em todos os estados.

Esse padrão de chuvas pode ter impactos em diversas áreas, incluindo agricultura, transporte e infraestrutura. Recomenda-se que as pessoas estejam atentas às atualizações meteorológicas e adotem precauções necessárias, especialmente em regiões propensas a enchentes e deslizamentos.