Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Pesquisadores buscam produzir hidrogênio a partir de raios solares e calor

Na busca por fontes de energia limpa, pesquisadores da União Europeia se dedicam a criar hidrogênio a partir de raios solares e calor

Pesquisadores buscam produzir hidrogênio a partir de raios solares e calor

Enquanto a Europa lida com a transição para a energia limpa, cientistas da União Europeia estão aproveitando o poder escaldante do sol para produzir hidrogênio renovável. Em um canto remoto da Espanha, um local de teste solar atingiu silenciosamente temperaturas de 1.400 °C, alimentando esperanças de uma descoberta revolucionária na corrida contra as mudanças climáticas.

Expectativas altas
Os níveis de calor impressionantes foram alcançados na Plataforma Solar de Almería, onde espelhos direcionam a abundante luz solar da região para um pequeno ponto em uma torre de 43 metros.

A estrutura utiliza energia solar para gerar essas altas temperaturas.

Pesquisadores da União Europeia acreditam que essa plataforma, o maior centro de testes da Europa para tecnologias solares concentradas, pode ser fundamental para a geração de hidrogênio renovável.

Esse tipo de energia, assim como painéis solares e turbinas eólicas, poderia ajudar a Europa e outras partes do mundo a abandonar os combustíveis fósseis, que emitem gases de efeito estufa, incluindo CO², que aceleram o aquecimento global.
“Precisamos de energia limpa real, que beneficiaria a todos”, afirmou Souzana Lorentzou, engenheira química do Centro de Pesquisa e Tecnologia Hellas em Tessalônica, Grécia, ao Tech Xplore.

O hidrogênio poderia impulsionar as economias verdes em todo o mundo, pois gera quase nenhum gás de efeito estufa quando queimado e pode alimentar indústrias difíceis de descarbonizar, que vão desde a produção de aço até a aviação.
A energia renovável, incluindo o hidrogênio limpo, é um pilar da estratégia REPowerEU para abandonar os combustíveis fósseis russos nesta década e do “Pacto Verde” para tornar a UE neutra em carbono até 2050.

O desafio para esta conquista

O problema é que o processo de produção de hidrogênio em si frequentemente envolve fontes de energia, como gás natural e carvão, que emitem CO². Na Europa, em 2022, 96% de toda a produção de hidrogênio provinha do gás natural.

De fato, já existe uma maneira relativamente fácil de criar hidrogênio limpo. É um método que utiliza uma corrente elétrica de uma fonte de energia renovável para separar a água em hidrogênio e oxigênio. O processo, chamado eletrólise, pode até ser realizado em experimentos de ciências do ensino médio.

Mas tal processo ainda não se popularizou amplamente devido a barreiras de custo. Apenas 4% da produção global de hidrogênio no final de 2021 veio da eletrólise, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável. E apenas 1% foi produzido por meio da eletrólise alimentada por energia renovável.