Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Transgênicos

Países da União Europeia chegam a acordo sobre transgênicos

O entendimento é histórico, uma vez que as posições contrárias dentro do bloco vinham dificultando e atrasando a obtenção de autorizações.

Países da União Europeia chegam a acordo sobre transgênicos

Os países-membros da União Europeia (UE) chegaram finalmente nesta quarta-feira (28.05) a um acordo sobre a questão dos organismos geneticamente modificados (OGMs). O entendimento é histórico, uma vez que as posições contrárias dentro do bloco vinham dificultando e atrasando a obtenção de autorizações.

De acordo com os termos definidos em reunião realizada em Bruxelas (Bélgica), os países estão autorizados a proibir o cultivo de um determinado transgênico mesmo que a tecnologia seja autorizada no bloco. No entanto, o novo marco legal determina que não será possível impedir o trânsito pelo território.

Segundo revelou uma fonte diplomática à Agência France-Presse, esse entendimento terá ainda que ser ratificado no próximo dia 12 de junho pelos ministros do Meio Ambiente dos 28 países da UE. Os principais países contrários aos OGM (Alemanha, Reino Unido e França) acabaram aceitando essa proposta, enquanto a Bélgica se absteve de votar. Os governos dessas nações afirmavam temer um marco legal “favorável demais” às multinacionais do setor.

 Até o momento, apenas quatro transgênicos foram liberados e só um é cultivado – o milho MON810 (Monsanto). Também foram apresentados outros sete pedidos de autorização, incluindo o milho TC1507 da Pioneer, filial do grupo americano DuPont.