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Biocombustíveis

BR Aviation usará 10% de diesel verde em caminhões no aeroporto do Galeão

Como ainda não há produção de HVO na América Latina, a Vibra importará o produto da Europa  

BR Aviation usará 10% de diesel verde em caminhões no aeroporto do Galeão

A BR Aviation, marca licenciada pela Petrobras à Vibra, vai começar a usar diesel verde (ou HVO, feito de óleos vegetais e quimicamente igual ao diesel fóssil) no abastecimento dos caminhões que operam no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os veículos rodarão com uma mistura de 80% de diesel fóssil, 10% de biodiesel (em linha com a regra de mistura obrigatória no diesel) e 10% de diesel verde.

Como ainda não há produção de HVO na América Latina, a Vibra importará o produto da Europa. A partir de 2025, a distribuidora deverá começar a ser abastecida com o diesel verde que a BBF começará a produzir em Manaus, conforme previsto em um contrato de offtake.

“Ao adotar 10% de HVO na mistura do combustível utilizado pelos 15 caminhões da frota do aeroporto do Galeão, deixaremos de emitir 14 toneladas de gases de efeito estufa no ar por ano”, disse Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra, em nota. Esta economia de emissões equivale à quantidade de carbono que 100 árvores capturam em 20 anos.

O uso do HVO nos veículos do Galeão será uma espécie de teste para a Vibra. Haverá uma adequação às tecnologias de motores e, após avaliações, a Vibra planeja expandir sua aplicação para outras operações.

A adoção do diesel verde é uma das alternativas para a Vibra alcançar sua neutralidade de carbono, prometida para as emissões dos escopos 1 e 2 (ligadas às suas operações) até 2025.