Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Polônia continua sendo o maior produtor de aves na União Europeia

Polônia continua sendo o maior produtor de aves na União Europeia

No primeiro semestre de 2023, o país exportou mais de 1 milhão de toneladas de carne de frango, 4% a mais em comparação com o ano anterior

No primeiro semestre de 2023, a Polônia produziu 1,6 milhão de toneladas de carne de frango, um aumento de 7% em comparação com o ano anterior. A tendência positiva é esperada para continuar, mas ainda existem fatores de risco em jogo, afirmou Marcin Wronski, diretor-geral adjunto do Centro Nacional de Apoio à Agricultura, em entrevista à imprensa local.

Considerando as atuais condições de mercado, incluindo uma demanda consistente de exportação, alto consumo interno – em parte devido aos cidadãos ucranianos – e a competitividade da carne de frango em relação à carne suína, pode-se presumir um aumento na produção de carne de frango ao longo de 2023. A Polônia continuará sendo o maior produtor dessa carne na União Europeia”, observou Wronski.

No entanto, ele acrescentou que certos riscos persistirão ao longo do ano, incluindo custos de produção relativamente altos e possíveis surtos de gripe aviária durante os meses de outono e inverno.

Os últimos meses foram marcados por uma constante queda nos preços da carne de frango no varejo, que passaram de PLN 5,89 (US$ 1,35) por kg para PLN 5,32 (US$ 1,22) por kg, uma redução de quase 10%. Vários fatores contribuíram para essa tendência, incluindo o aumento da produção doméstica e a pressão sobre os custos em queda. Além disso, os clientes estão parcialmente migrando da carne suína para a carne de frango, disse Wronski.

“A natureza moderada da tendência de queda nos preços registrada nos últimos meses foi garantida pela demanda consistentemente alta por esse tipo de carne diante de sua competitividade de preço com outras fontes de proteína animal”, observou Wronski.

Em comparação com outros setores agrícolas na Polônia, o setor de carne de frango polonês registrou um rápido crescimento nos últimos anos. O setor de carne de frango polonês agora é um concorrente formidável com outras potências avícolas na União Europeia. A Poultry World visitou a família Lesniewski. O pai Jerzy e o filho Bartosz possuem quase 300.000 frangos de corte em Swietno, no oeste da Polônia.

Dinâmica da gripe aviária determina as exportações

Em 2023, vários surtos de gripe aviária na UE limitaram em grande parte as oportunidades de exportação para o setor de carne de frango. Nos primeiros 5 meses deste ano, os produtores de frango europeus venderam um pouco mais de 0,8 milhão de toneladas de carne de frango em equivalente de carcaça para clientes fora da UE, uma queda de 2% em comparação com o ano anterior. O Reino Unido permaneceu o maior importador de carne de frango europeia.

A Polônia conseguiu consolidar sua posição como o principal exportador europeu de carne de frango. No primeiro semestre de 2023, o país exportou mais de 1 milhão de toneladas de carne de frango, 4% a mais em comparação com o ano anterior. Quase 70% desse volume foi vendido dentro da UE, seguindo a tendência dos anos anteriores. Ao mesmo tempo, as exportações de carne de frango para mercados fora da UE aumentaram 2,3%, totalizando 300.000 toneladas, relatou Wronski.”