Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

Surto de influenza aviária pode causar escassez de aves e ovos no México

As autoridades federais de segurança alimentar ordenaram uma 'quarentena interna' de produtos de aves em Sonora e Nuevo León

Surto de influenza aviária pode causar escassez de aves e ovos no México

Frango e ovos podem ser mais difíceis de encontrar em algumas regiões do México por um tempo devido a um surto de gripe aviária em Sonora e Nuevo León, o que também pode elevar os preços para alguns clientes.

Quase 300 mil galinhas tiveram que ser abatidas depois que a gripe aviária foi detectada em duas fazendas no Vale do Yaqui, perto de Ciudad Obregón, Sonora, e em uma fazenda em Montemorelos, Nuevo León, segundo autoridades agrícolas federais.

Plutarco Sánchez Patiño, funcionário do Ministério da Agricultura em Sonora, disse que um total de 296 mil aves foram abatidas nas duas fazendas de Sonora, enquanto a autoridade de saneamento agrícola Senasica disse que esse número se aplica às fazendas de Sonora e Nuevo León.

Nem todas as galinhas estavam infectadas com a gripe aviária, mas todas foram destruídas para impedir que o surto da doença se espalhasse, disse Sánchez.

Nas fazendas afetadas em Sonora e Nuevo León, especialistas da Senasica estabeleceram a “quarentena relevante”, disse a autoridade, acrescentando que as “unidades de produção de aves”, ou UPAs, foram desinfetadas e despovoadas.

Os incidentes também tornaram mais difícil para todas as fazendas localizadas nos dois estados fazer negócios por enquanto, devido às medidas tomadas pela Senasica.

“Devido às descobertas nas UPAs comerciais, Senasica também ordenou uma quarentena interna em ambos os estados, o que significa que as fazendas localizadas em Sonora e Nuevo León não podem movimentar produtos avícolas que não tenham autorização da autoridade sanitária federal”, disse.

“… Com o objetivo de evitar a propagação da doença e proteger o consumo nacional de produtos avícolas, antes de movimentar tais produtos as UPAs devem demonstrar por meio de testes realizados em laboratórios oficiais que os produtos estão livres de gripe aviária”, Senasica também disse.

De acordo com uma reportagem do jornal Excélsior, fornecedores e vendedores de aves em Sonora, bem como restaurantes e rosticerias (rotisseries), alertaram que pode haver uma séria escassez de frango e ovos nas próximas semanas devido ao abate das aves. Espera-se que os preços desses produtos subam devido à escassez prevista.

Os fornecedores de aves disseram que as medidas para mitigar o risco de propagação da gripe aviária, incluindo uma quarentena, também contribuiriam para a escassez prevista.

O governador Alfonso Durazo presidiu uma reunião de um “comitê especial contra a gripe aviária” no sábado e posteriormente informou no Twitter que era uma prioridade do governo de Sonora “cumprir rigorosos controles sanitários para garantir altos padrões de segurança na indústria de alimentos em nosso estado”.

Alejandro Romero Ayala, economista, disse ao Excélsior que a escassez prevista pode piorar se a gripe aviária se espalhar além das fazendas onde foi detectada. Ele lembrou que cerca de 22,3 milhões de frangos foram mortos em 2012 após um surto de gripe aviária em Jalisco.

Os preços dos ovos subiram 40% como resultado, enquanto os preços do frango subiram 14%, segundo dados do banco central.

Sonora e Nuevo León não são os únicos estados onde a gripe aviária foi identificada nas últimas semanas.

A Senasica disse em comunicado na sexta-feira passada que detectou a doença em aves em sete estados, inclusive em uma granja familiar no estado de Chiapas, no sul do país. A gripe aviária também foi detectada em aves selvagens em Baja California, estado do México, Aguascalientes e Jalisco, disse Senasica.

Senasica disse que a entrada da gripe aviária no México por meio de aves migratórias era “previsível” devido à presença da doença nos Estados Unidos e no Canadá. Um protocolo de emergência de saúde animal conhecido como Dinesa foi ativado em junho e permitiu que as autoridades agrícolas respondessem rapidamente aos surtos de gripe aviária, disse Senasica.

Os vírus da gripe aviária normalmente não infectam humanos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mas “infecções humanas esporádicas ocorreram”.

Live com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Luizinho Caron, sobre o aumento dos casos de Influenza Aviária nas Américas.