Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suínos e galinhas são inteligentes

A inteligência dos animais surpreende cientistas britânicos.

Da Redação 13/09/2002 – Porcos e galinhas são mais inteligentes do que se pensa, afirmaram ontem (12) cientistas britânicos da Universidade de Bristol, no sul da Inglaterra.

Segundo pesquisas, as galinhas podem aprender umas com as outras e são estimuladas pelo exemplo, enquanto os porcos apresentam uma sutil conduta social e mostram sua força competitiva aos rivais.

Apesar de sua má reputação no mundo avícola, o estudo mostrou que é possível ensinar às galinhas quais alimentos comer e quais evitar. Elas ainda são capazes de adaptar seu comportamento e aprender a nadar. “Há coisas desconhecidas sobre as galinhas”, disse a professora Christine Nichol, que estudou o comportamento das aves.

Os porcos também deram exemplo de astúcia e mostraram que podem usar o conhecimento dos colegas para encontrar alimento. Eles podem ainda ser capazes de reconhecer diferentes níveis de agressividade para resolver problemas de ordem social.

“Nossos resultados sugerem que os porcos podem desenvolver um comportamento social competitivo muito sofisticado”, disse o pesquisador Mike Mendl, durante o festival da Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

Um maior conhecimento da inteligência dos animais poderia ajudar a melhorar seu bem-estar e os fazendeiros a enfrentar questões como a agressividade entre os porcos, que provoca mortes e ferimentos, levando a perdas anuais de cerca de 20 milhões de libras esterlinas (US$v 30 milhões), segundo Mendl.