Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Startup conecta agricultores familiares e mercado comprador de alimentos

'Laços do Agro', do interior do Paraná, faz com que cooperativas e produtores planejem cultivo, colheita e vendas  

Startup conecta agricultores familiares e mercado comprador de alimentos

Potencializar a agricultura familiar. É assim que a startup “Laços do Agro”, gestada há um ano no interior do Paraná e colocada em prática agora em 2022, define sua missão.

Como esse propósito tem sido cumprido? Proporcionando comunicação entre produtores rurais, cooperativas e o mercado, conforme explica o idealizador da iniciativa, Leandro Scalabrin, que há quase 20 anos trabalha com tecnologias da informação e sentia a necessidade de desenvolver uma solução nesse sentido para as atividades do campo.

“A plataforma conecta produtores e cooperativas, e estas com prefeituras, instituições compradoras de alimentos da agricultura familiar. Percebia a dificuldade que há, nas cooperativas, de obter informação de seus agricultores sobre quais produtos estão cultivando, quanto está sendo produzido, para quando será a colheita. Muitas vezes se perdem oportunidades de negócios por causa dessa falta de informação”, conta Scalabrin.

O desenvolvedor exemplifica citando o aumento de demanda de produtos da agricultura familiar, decorrente de programas de aquisição de merenda especificamente desse segmento.

Não raro, observa Scalabrin, agricultores e cooperativas deixam de atender encomendas por não terem se preparado para cultivar os alimentos necessários, porque, sem informação sobre essa demanda potencial, não planejam plantio e colheita.