Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Presidente da ABCS recebe homenagem internacional

José Adão Braun ficou surpreso com a entrega do troféu da comunidade latino-americana de suinocultura.

Foto: Andrea Quevedo

Redação SI 22/10/2002 – Durante o Congresso Latino-Americano de Suinocultura, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos   (ABCS), José Adão Braun, foi homenageado pelos serviços prestados à suinocultura latino-americana. O prêmio foi entregue na cerimônia de abertura, pelo coordenador do Congresso, veterinário Luciano Roppa. O evento aconteceu em Foz do Iguaçu, PR, de 16 a 18 de outubro. Braun considerou a homenagem como um reconhecimento pela defesa do suinocultor brasileiro.

Braun está finalizando seu segundo mandato como presidente da ABCS, e já recebeu homenagens nacionais, mas esta é a primeira internacional. Ele lembra como principais avanços da sua gestão, a reunião das cadeias de produção e comercialização suinícolas, conforme reivindicação feita ao Ministério da Agricultura Mapa. O fato representou um importante passo na luta para diminuir as distorções na distribuição dos lucros no segmento produtivo, e foi aberto um canal de comunicação entre os setores. Mais recentemente, a ABCS comemorou a abertura de uma linha de crédito de R$ 200 reais por matriz alojada. A conquista é de grande valor para os suinocultores, que vivem uma das piores crises da sua história.

A gestão de Braun tem dado grande valor ao diálogo “aberto e franco”, entre as associações estaduais filiadas. A colaboração das entidades tem se refletido na defesa mais efetiva dos suinocultores e no aprimoramento da produção suinícola. Outro avanço refere-se à divulgação da carne suína, frisa o dirigente, que objetiva a elevação no consumo per capita nacional, e que tem obtido resultados positivos na sua gestão.

Mas dentre todas as conquistas, aquela que tem representado um mecanismo de controle e de qualificação do rebanho é o registro genealógico. Conforme José Adão Braun, “a eficiência com que a entidade e suas filiadas vêm operando na área do controle genealógico do rebanho nacional merece destaque. Modernizamos o sistema e facilitamos a sua operacionalidade. O resultado é que estamos batendo recordes sucessivos no fornecimento de certificados de registro”, diz.