Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Preços agropecuários caem 1,31% em maio de 2023, aponta IEA

Dentre as principais quedas observadas no mês de maio, destaca-se o milho (-24,7%). O início das colheitas da safra de inverno em diferentes regiões tem acentuado a oferta que, junto ao montante acumulado com a produção no mercado internacional.

Preços agropecuários caem 1,31% em maio de 2023, aponta IEA

O IqPR – índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas – fechou maio de 2023 em queda de 1,31%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Separados por grupos de produtos, tanto o índice de origem vegetal (IqPR-V) quanto o índice de origem animal (IqPR-A) apresentaram baixas, respectivamente de -0,71% e -2,87%.

Dentre as principais quedas observadas no mês de maio, destaca-se o milho (-24,7%). O início das colheitas da safra de inverno em diferentes regiões tem acentuado a oferta que, junto ao montante acumulado com a produção no mercado internacional, têm colocado os compradores em situação baixista de preços.

Dos produtos que tiveram altas no período analisado, destaca-se os ovos (+4,90%). Com um plantel em postura ainda defasado em relação à recuperação da demanda pós-pandemia de covid-19, os preços do produto nas granjas continuam ascendendo, melhorando a relação de troca do milho, principal item da ração das aves.

ACUMULADOS NOS ÚLTIMOS 12 MESES

De maio de 2022 a maio de 2023, o IqPR registrou queda de 0,29%. Nesse intervalo, nove produtos que compõem a cesta tiveram reajustes positivos e sete apresentaram quedas.