Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Os suinocultores e o Ministério da Agricultura de Filipinas se comprometem a proteger a indústria suína do país

A Federação de Produtores de Carne Suína das Filipinas Inc. reuniu-se recentemente com funcionários da agricultura para expressar seu apoio aos programas agrícolas do governo e discutir várias preocupações que afetam a indústria

Os suinocultores e o Ministério da Agricultura de Filipinas se comprometem a proteger a indústria suína do país

Os suinocultores estão trabalhando com o Departamento de Agricultura para desenvolver um plano de ação mais coeso para proteger e desenvolver ainda mais a indústria suína local.

A Federação de Produtores de Carne Suína das Filipinas Inc. reuniu-se recentemente com funcionários da agricultura para expressar seu apoio aos programas agrícolas do governo e discutir várias preocupações que afetam a indústria.

Estiveram presentes durante a reunião o subsecretário sênior do Departamento de Agricultura, Domingo Panganiban, o diretor responsável (OIC), Dr. Paul Limson, do Bureau of Animal Industry, e a diretora do OIC, Dra. Clarita Sangcal, do Serviço Nacional de Inspeção de Carnes.

O grupo discutiu a persistente peste suína africana (PSA), os efeitos da pandemia de Covid-19 na indústria, a extensão da tarifa mais baixa para importações de carne suína e o levantamento da proibição de importação de proteína animal suína processada da Itália.

“Nós realmente esperamos que este seja o início de uma configuração mais cooperativa para a melhoria de nossa indústria, disse o presidente da Pork Producers, Rolando Tambago.

Tambago disse que a indústria local ainda está sofrendo com os efeitos da PSA que devastou muitos produtores de carne suína e levou muitos – principalmente criadores de fundo de quintal – a fechar seus negócios.

“Infelizmente, as perdas foram muito duras para muitos de nós”, disse ele.

A governadora de Cebu, Gwendolyn Garcia, estendeu recentemente a proibição de entrada de produtos suínos de Iloilo e de toda a ilha de Panay até 31 de dezembro de 2022 devido à PSA que ainda existe na ilha.

Garcia lembrou aos funcionários de todos os portos de entrada em Cebu que continuem monitorando os produtos suínos provenientes das áreas afetadas pela PSA.

“Neste momento, das 81 províncias de todo o país, 62 províncias estão infectadas com PSA. Eles não conseguiram controlar a disseminação da PSA em Panay e Iloilo”, disse Garcia na quarta-feira, 9 de novembro.

Com base na Ordem Executiva 42 do governador, todos os produtos suínos de Iloilo e Panay serão banidos por 60 dias ou até 12 de dezembro de 2022 para proteger a indústria suína de P11 bilhões em Cebu.

A PSA é uma doença viral que afeta porcos e javalis com até 100 por cento de taxa de letalidade.

Os países notificados pela PSA desde agosto de 2018 foram China, Mongólia, Vietnã, Camboja, República Popular Democrática da Coreia, República Democrática Popular do Laos, Mianmar, Filipinas, República da Coreia, Timor-Leste, Indonésia, Papua Nova Guiné, Índia, Malásia, Butão, Tailândia, Nepal.