Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

Missão do Mapa fortalece relações e negociações comerciais no México

Encontro com autoridades mexicanas abordou ainda a suspensão temporária das exportações de carne suína brasileira para o México

Missão do Mapa fortalece relações e negociações comerciais no México

Uma equipe de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão no México de 29 de novembro a 2 de dezembro, com o objetivo de consolidar parcerias existentes e negociar novos mercados. Durante a visita, foram conduzidas reuniões estratégicas com autoridades do Governo Mexicano, representantes da Embaixada brasileira e parceiros comerciais.

Os temas abordados com as autoridades mexicanas incluíram a prorrogação das isenções de tarifas de importação, medidas para lidar com a regionalização em caso de influenza aviária e a solicitação de análise para o reconhecimento do Paraná e Rio Grande do Sul como zonas livres de febre aftosa.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, enfatizou que a missão reflete o compromisso do Brasil em aprimorar parcerias estratégicas e resolver questões cruciais para o comércio internacional, visando criar um ambiente mais favorável para as relações comerciais bilaterais. Ele afirmou: “Em breve, teremos ótimas notícias para a cadeia produtiva no Brasil.”

Os representantes brasileiros também ofereceram suporte ao Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade (SENASICA) do Governo do México, especialmente em relação a questões judiciais recentes movidas por produtores locais, que resultaram na suspensão temporária das importações de carne suína do Brasil. Um encontro importante ocorreu com o Conselho Mexicano da Carne.

Além disso, o secretário Perosa teve uma recepção positiva na Secretaria Nacional de Economia do México, onde solicitou a mediação do governo mexicano na liberação de exportações brasileiras de carne suína e propôs avanços nas exportações de carne bovina e miúdos. Ele ressaltou a importância das exportações brasileiras para fortalecer as relações bilaterais entre as nações.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, elogiou o diálogo produtivo, destacando que o secretário Perosa apresentou todos os temas de interesse para garantir a continuidade do comércio, especialmente no setor de carne de frango e suína, agora que a decisão judicial foi favorável. Santin também ressaltou a importância de manter o comércio de carne bovina, que está consolidado.

Em 2023, o México tornou-se o quinto parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Nesse período, superou tanto o Chile quanto o Paraguai, consolidando-se como o segundo principal parceiro no agronegócio das Américas. A comitiva brasileira contou ainda com a participação da diretora de Negociações e Análises Comerciais do Mapa, Ana Lúcia de Oliveira Gomes, da adida agrícola no México, Adriane Cruvinel, e do diretor da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Carlos Franco.