Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Ministro Fávaro fortalece cooperação agrícola em reunião na Indonésia

Durante a reunião, foram exploradas oportunidades comerciais e a simplificação dos processos de exportação

Na Indonésia, ministro Fávaro amplia áreas de cooperação agrícola entre os países
Na Indonésia, ministro Fávaro amplia áreas de cooperação agrícola entre os países

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, se encontraram com o vice-ministro de Relações Exteriores da Indonésia, Pahala Mansury, em Jacarta, na tarde desta segunda-feira (30), para discutir o aprimoramento e expansão das relações comerciais e da cooperação técnico-científica entre os dois países.

Com foco na segurança alimentar do Brasil, uma das principais questões abordadas foi o fortalecimento das exportações de carne bovina e bovinos vivos do Brasil para a Indonésia, considerando o interesse mútuo de ambas as nações. Durante a reunião, foram exploradas oportunidades comerciais e a simplificação dos processos de exportação. O ministro Fávaro destacou que isso promoveria a competitividade e ofereceria oportunidades tanto para o Brasil quanto para o povo da Indonésia, que teria acesso a produtos de alta qualidade a preços mais acessíveis.

Outro tópico de discussão na reunião envolveu o investimento da Indonésia na autossuficiência na produção de cana de açúcar e na utilização do etanol como fonte de energia. No ano passado, a Indonésia aprovou a adição de 5% de etanol à gasolina, embora essa medida esteja atualmente em vigor em apenas uma província. No entanto, o país tem planos de aumentar gradualmente essa mistura para 30% até 2040 e está buscando cooperação técnica com o Brasil.

O ministro ressaltou que o Brasil possui expertise em tecnologia de produção de alimentos, energia e açúcar, graças à Embrapa, uma das principais instituições de pesquisa agropecuária do país. Durante a reunião, foi acordada a formação de um grupo de trabalho para transferir essa tecnologia, tornando a Indonésia autossuficiente na produção de açúcar em um futuro próximo.

O vice-ministro da Indonésia expressou o compromisso do Ministério das Relações Exteriores em integrar-se ao grupo de trabalho criado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) do Brasil e o Ministério da Agricultura da Indonésia, buscando avançar nas negociações bilaterais.

  • Acompanhe a Gessulli Agrimídia também no Instagram e fique por dentro de todas as novidades