Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa e FAO promovem palestra sobre redução do protecionismo agrícola

Durante o encontro, será discutido o protecionismo no mercosul ampliado.

Da Redação 25/11/2003 – 04h00 – A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) realizam hoje e amanhã (25 e 26/11), a partir das 8h30, na sala do térreo do edifício-sede, um seminário de apresentação e discussão dos estudos dos impactos da redução do protecionismo agrícola sobre os países do Mercosul Ampliado e sobre suas populações mais pobres.

Os consultores da FAO realizaram estudos e pesquisas no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Na terça-feira, o primeiro assunto será a revisão e a análise de seis estudos de impacto da redução do protecionismo feitos nos seis países do Mercosul Ampliado. Representantes desses países serão responsáveis pela abordagem do tema. À tarde, será apresentado o estudo “Síntese Sub-Regional sobre os Efeitos do Protecionismo Agrícola”.

Na quarta-feira, serão discutidas a situação das negociações multilaterais e seus cenários futuros. O chefe do Departamento de Políticas e Acordos Comerciais Agrícolas (Depac), Lino Colsera, será um dos expositores. Logo depois, será tratado o tema “Contribuição dos Estudos de Impacto às Estratégias de Negociação dos Países”. À tarde, encerra-se o ciclo com a conferência “Relações entre Comércio, Segurança Alimentar e Negociações Internacionais”, proferida pelo secretário-executivo do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (Mesa), Flávio Borges Botelho Filho.