Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

MAPA e IBGE debatem estatísticas do setor agropecuário brasileiro

Um dos pontos da reunião foi a realização do Censo Agropecuário para o ano de 2026

MAPA e IBGE debatem estatísticas do setor agropecuário brasileiro

O Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, encontrou-se com o Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, para discutir maneiras de aprimorar as estatísticas visando um planejamento mais eficiente para a agropecuária brasileira.

Durante o encontro, Fávaro enfatizou a relevância do trabalho estatístico realizado pelo IBGE no Brasil, que orienta as políticas públicas de desenvolvimento, especialmente nas regiões mais remotas, e fornece dados sobre a população rural. Ele mencionou que os resultados desse encontro se traduzirão em maior tecnologia disponível para os agricultores, que é uma prioridade do Ministério.

Foi discutida a realização do Censo Agropecuário para o ano de 2026, que é uma das principais investigações estatísticas e territoriais sobre a produção agropecuária no Brasil, fornecendo informações detalhadas sobre sua estrutura, dinâmica e nível de produção. Até o momento, foram realizados 11 censos agro desde 1920.

  • Está acabando! Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O segundo lote encerra em 29 de fevereiro, não perca!

Pochmann destacou os benefícios da parceria entre Mapa e IBGE para o setor agrícola, incluindo pesquisa, tecnologia e inovação. Ele mencionou a possibilidade não apenas do Censo Agro, mas também de pesquisas sobre a percepção dos produtores rurais, visando orientar e monitorar as políticas públicas para essas comunidades.

Além disso, foi mencionada a inclusão desse tema na reunião do G20, que acontecerá em setembro deste ano, com o Brasil assumindo a presidência temporária pela primeira vez. O G20 reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia, e a partir deste ano também a União Africana.

O Ministro enfatizou a importância de envolver os institutos de estatística de todos os países membros do G20 para compartilhar metodologias eficazes e também de incluir outros órgãos governamentais, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no debate.

Ao final da reunião, o Presidente do IBGE presenteou o Ministro Fávaro com o livro “As expedições geográficas do IBGE: Um retrato do Brasil – 1941-1968”, que retrata o trabalho de campo realizado pelo instituto para mapear, reconhecer e integrar o território nacional, permitindo uma análise mais profunda da realidade do país.