Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Fávaro recebe autoridade de Comércio Exterior dos Emirados Árabes para discutir futuras colaborações

No encontro, os ministros conversaram sobre medidas que os países vão adotar para a realização de projetos bilaterais na área de agricultura

Fávaro recebe autoridade de Comércio Exterior dos Emirados Árabes para discutir futuras colaborações

Nesta segunda-feira (14), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu a visita do Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Thani bin Ahmed Al Zeyoud. Este encontro representou uma continuidade das discussões iniciadas durante a missão oficial de Fávaro e sua equipe aos Emirados Árabes, cujo propósito é fortalecer as parcerias entre ambos os países no âmbito agropecuário. Atualmente, o mercado já importa do Brasil carne bovina, de frango e açúcar, e existe uma margem para expandir as exportações para produtos como frutas, bem como para a cooperação no campo da tecnologia e inovação no agronegócio. A presença do representante árabe marca o início de uma agenda com esse propósito.

“Estabelecer uma colaboração com os Emirados Árabes nos oferece a oportunidade de ampliar nossas exportações para um país que se transformou em um importante centro de distribuição de produtos brasileiros para todo o Oriente Médio e Ásia”, afirmou Fávaro.

Ao discutir o programa brasileiro de sustentabilidade, que visa dobrar a área de produção de alimentos no país sem comprometer o desmatamento, Carlos Fávaro explicou ao ministro árabe a intenção de revitalizar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade, para aumentar a produção agropecuária através da captura de carbono e a preservação de 66% do território brasileiro. Essa iniciativa foi apresentada nos Emirados Árabes e atraiu a atenção de fundos de investimento do país.

Al Zeyoud reafirmou o interesse de sua nação em expandir as relações comerciais com o Brasil, destacando que já está trabalhando nesse sentido. O ministro enfatizou o interesse em promover a troca de conhecimento entre a Embrapa e uma entidade similar dos Emirados Árabes. Ele também informou que participou do lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e que a representação dos Emirados Árabes no Brasil está realizando reuniões com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Tivemos reuniões com esses dois órgãos para obter informações sobre como os Emirados Árabes podem contribuir para o setor agrícola brasileiro. Conversamos com a CNA sobre estratégias para promover os produtos brasileiros em nosso país e estivemos presentes no lançamento do PAC, a convite do presidente Lula. Estamos compilando informações para trazer propostas de investimento”, compartilhou o ministro.

Carlos Fávaro avaliou que a visita ao ministério e a presença do ministro no lançamento do PAC já evidenciam o interesse dos Emirados Árabes em estabelecer novas colaborações com o Brasil.

“Estamos entusiasmados com a estreita relação com o país, que trará excelentes oportunidades para ambas as partes. Oferecemos nosso total apoio e nossa equipe está à disposição”, assegurou Fávaro ao Ministro Al Zeyoud.