Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Imunização

Equador busca vacina para conter a influenza aviária

Autoridades equatorianas discutiram com representantes internacionais o tipo de vacina adequada para imunizar aves expostas à doença causada pelo vírus H5N1

Equador busca vacina para conter a influenza aviária

 O governo do Equador anunciou na segunda-feira (23/01) que está buscando no mercado internacional um tipo de vacina para combater o surto de influenza aviária, que desde novembro passado infectou várias fazendas e até uma menina que havia tido contato com animais doentes.

As autoridades equatorianas discutiram com representantes comerciais internacionais o tipo de vacina adequada para imunizar aves expostas à doença causada pelo vírus AH5N1, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária em comunicado.

Especialistas da Comissão Nacional de Avicultura analisaram qual vacina seria adequada para imunizar as aves contra a cepa do vírus detectada no país, bem como a disponibilidade da quantidade de doses que as casas comerciais internacionais podem fornecer.

O estudo vai permitir desenvolver o quadro regulamentar de protocolos, procedimentos, registro, importação, custódia e regulamentação da utilização da vacina, acrescentou a fonte.

Os técnicos buscam que os protocolos determinados para o uso da vacina cumpram as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (WHOA).

O estudo foi elaborado por um subcomitê técnico da Comissão Nacional de Avicultura do Ministério, da qual participaram a Corporação Nacional de Avicultores, o Sindicato dos Produtores de Ovos, a Associação de Veterinários, especialistas da Central (Estadual) e San Francisco de Quito, e o Instituto Fitossanitário Agência de Regulação e Controle (Agrocalidad).

Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, a influenza aviária está presente em vários países da Ásia, África, Europa e América, sendo que neste último continente foram relatados casos no Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile e Equador .