Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Deral aumenta projeção de colheita de milho de inverno e de trigo para 2022/23

Em relação à safra de verão 2022/23, que já foi colhida, o Deral reduziu sua estimativa de produção de soja de 22,45 milhões de toneladas para 22,42 milhões de toneladas

Deral aumenta projeção de colheita de milho de inverno e de trigo para 2022/23

O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, revisou para cima suas previsões para a segunda safra de milho no Paraná, que está atualmente em processo de colheita. A estimativa foi elevada de 13,80 milhões de toneladas para 13,97 milhões de toneladas. Até o momento, apenas 8% da safra foi comercializada, mantendo-se o mesmo percentual registrado no mês anterior. Além disso, o Deral também ajustou a projeção da safra de trigo, que está em fase de desenvolvimento, para 4,58 milhões de toneladas, em comparação com a previsão anterior de 4,56 milhões de toneladas. No momento, somente 2% da safra de trigo foi comercializada, mantendo-se o mesmo nível de junho.

Em relação à safra de verão 2022/23, que já foi colhida, o Deral reduziu sua estimativa de produção de soja de 22,45 milhões de toneladas para 22,42 milhões de toneladas. De acordo com o departamento, 58% da safra de soja já foi comercializada, em comparação com 51% registrados um mês antes. Quanto à colheita de milho de verão, a projeção foi ajustada para 3,82 milhões de toneladas, superando as 3,80 milhões de toneladas previstas anteriormente. A comercialização do milho de verão atingiu 76% da produção, em comparação com os 65% registrados no mês anterior.

Essas revisões nas estimativas refletem a dinâmica do mercado agrícola no Paraná, com ajustes na produção de milho de inverno e trigo, bem como no desempenho da safra de verão, especialmente a soja e o milho, em relação à comercialização. As projeções são fundamentais para o planejamento dos produtores e para a análise do cenário agrícola no estado.