Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

BNDES financia expansão da internet em áreas rurais do Nordeste

BNDES financia expansão da internet em áreas rurais do Nordeste

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, na última semana, um financiamento de R$ 88,5 milhões para impulsionar a conectividade em 24 municípios do Nordeste. Originado do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), esse investimento viabilizará a construção de mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica, abrangendo áreas rurais prioritárias na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

A iniciativa faz parte do Programa Rural+Conectado, uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Comunicações (MCom) e o BNDES. O objetivo é fortalecer a infraestrutura de conectividade nas zonas rurais, estimulando o desenvolvimento local, a inclusão tecnológica e o aprimoramento das atividades agropecuárias.

Sob a gestão da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, o programa busca ampliar o acesso à internet no campo, oferecendo plataformas de conteúdo de qualidade para impulsionar a inclusão digital dos produtores rurais e contribuir para o desenvolvimento de regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano em todo o país.

  • Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 15 de março. Não perca!

Renata Miranda, secretária da SDI, ressaltou a importância desse investimento, destacando que ele possibilitará aos produtores rurais dos municípios beneficiados o acesso a informações qualificadas, assistência técnica digital e novas tecnologias, levando inovação às comunidades que mais necessitam.

De acordo com José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, as redes de acesso projetadas nesse programa proporcionarão internet em fibra óptica a uma população superior a 340 mil habitantes, impulsionando o desenvolvimento econômico e social das localidades do Nordeste.