Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

ABPA enfatiza reconhecimento internacional com acordo de "Pré-Listing" com Cuba

Nesse acordo de "pré-listing", as autoridades cubanas concedem às autoridades brasileiras a responsabilidade de certificar e habilitar estabelecimentos que cumpram os requisitos sanitários estipulados pelo CENASA

waving colorful flag of brazil and national flag of cuba. macro
waving colorful flag of brazil and national flag of cuba. macro

O recente estabelecimento de um acordo de “pré-listing” que reconhece a equivalência dos sistemas de inspeção do Brasil e de Cuba, anunciado pelo Ministério da Agricultura do Brasil, representa mais um sólido reconhecimento internacional da qualidade e do status sanitário da avicultura e suinocultura brasileira, destaca a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Nesse acordo de “pré-listing”, as autoridades cubanas concedem às autoridades brasileiras a responsabilidade de certificar e habilitar estabelecimentos que cumpram os requisitos sanitários estipulados pelo Centro Nacional de Saúde Animal (CENASA), o órgão local de inspeção sanitária. Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esse acordo tem uma validade inicial de dois anos, é passível de renovação e se estende para outras cadeias produtivas, como lácteos, bovinos e frutos do mar.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, ressalta que “Cuba é mais um país a firmar um acordo com o sistema brasileiro por meio do sistema de pré-listing, que, somente neste ano, também estabeleceu acordos com o Reino Unido e o Chile. Isso representa o reconhecimento dos rigorosos padrões de controle de qualidade e de saúde implementados pelo Brasil, sob a supervisão do Ministério da Agricultura, possibilitando ao país expandir sua presença no mercado internacional.”

Apenas no ano de 2023, no período de janeiro a setembro, Cuba importou 16,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil, bem como 2 mil toneladas de carne suína. Juntas, essas duas proteínas geraram uma receita de US$ 27,3 milhões para o Brasil.

Luis Rua, diretor de mercados da ABPA, acrescenta que “com o acordo de pré-listing, espera-se que novas oportunidades de negócios se abram para os exportadores brasileiros, apoiando a segurança alimentar desse importante parceiro comercial do Brasil.”