Dentro do contexto empresarial, a avicultura emprega profissionais de todos os ramos e níveis, desde o auxiliar de serviços gerais até o diretor, com mais ênfase e número para os auxiliares de produção e os de nível técnico como: técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas, administradores, engenheiros, mecânicos, eletricistas, auxiliares de escritório, operadores de máquinas, motoristas, especialistas em cortes de produtos, líderes de produção, supervisores e gerentes.
Neste artigo quero enfatizar algumas profissões que são importantes para as agroindústrias, e, certamente com o aumento da avicultura, haverá mais oportunidades no mercado.
Dentro da avicultura de ciclo total, destaco alguns setores que tem espaço para quem se identificar com a atividade:
1) Matrizes de recria e produção – existe uma oferta muito grande no mercado de trabalho para bons profissionais nesta área. Os profissionais mais procurados para matrizes são com experiências na produção e recria, técnicos e veterinários com conhecimento também em administração.
2) Incubatório – É uma raridade encontrar incubadores disponíveis no mercado, a maioria das vezes as empresas precisam qualificar este profissional em casa. Existe também uma falta de bons gerentes de incubatório, o mercado propicia isso aos interessados, basta se preparar.
3) Fábricas de Ração – Há falta de profissionais com prática em BPF, controle de qualidade de fábricas, mecânicos e eletricistas com especialidade em eletroeletrônica (devido a equipamentos muitos sofisticados). Também tem espaço nas fábricas, para operadores de máquinas sofisticadas, como peletizadoras, desativadoras.
4) Fomento – Com menos intensidade, mas ainda falta no mercado extensionistas, embora dentro da avicultura os técnicos agropecuários sejam os que mais atuam. Atualmente, as empresas estão alocando outros profissionais como zootecnistas, administradores, veterinários para prestar assistência aos produtores. Isso está dando bons resultados, pois estão mesclando conhecimento com a prática dos bons técnicos. Esta parceria dá certo. Para a empresa que tem mais de três extensionistas é recomendável iniciar a diversificação.
5) Logística – Como as agroindústrias demandam muito deslocamento de matéria-prima como milho, soja, frango, ração, pintainhos, frango congelado e pessoas, se faz necessários profissionais com experiência nesta área. Está aí mais uma boa oportunidade de ingressar na avicultura, fazendo logística.
6) Abatedouro – Além das dificuldades normais que um abatedouro enfrenta para recrutar funcionários para a produção, existem também algumas áreas com necessidades específicas como os desossadores ou especialistas em cortes finos e treinadores para estas atividades afins.
7) Mercado externo – Com o advento do aumento das exportações, abre-se espaço para a área de vendedores ao mercado externo, bem como especialistas em documentos de exportação.
Valmor Ceratto é técnico em Agropecuária, bacharel em Administração, pós-graduado em Avicultura, pós-MBA em Planejamento Estratégico e atual gerente geral de Produção do Grupo Alvorada – Itapetininga (SP)











