Esse tema sempre é tratado com muita atenção ou preocupação por parte de todas as empresas do ramo avícola. Porém, nos últimos tempos, tem tomado uma proporção ainda maior. A melhora na capacidade de consumo da população, através de uma maior oferta de emprego em todas as áreas, e o aumento da renda atinge a avicultura, deixando-a com um numero reduzido de pessoas no processo de produção avícola, e conseqüentemente, comprometendo o resultado final.
Precisamos ter claro em nossa cabeça que o nosso processo, por mais que seja automatizado, o fator humano sempre será decisivo para a obtenção dos resultados. Eu considero que equipamentos não superam a 30% a capacidade de atendimento do resultado, o restante é pessoas.
Porém, cabe uma pergunta para todos os gestores de processos, sejam eles integrados ou responsáveis por áreas produtivas de empresas do ramo. Será que estamos realmente tratando as pessoas como deveríamos? Ou ainda estamos vivendo um momento de manda quem pode e obedece que tem juízo?
O mais importante é entender que em diferentes situações, qual é a necessidade de cada um – sabendo da sua cultura regional, de seus sonhos e de necessidades primarias, aleém de suas prioridades, etc. Com isso, sem dúvida teremos muitas surpresas. Achamos que o salário pode resolver tudo isso, mas o fator reconhecimento e comprometimento vêm em primeiro lugar.
Quando falamos com gestores sobre este assunto, geralmente o discurso é muito bonito, com planos mirabolantes para manter e reter talentos, ou reduzir turnover. No entanto, na pratica pouca coisa acontece.
Com pessoas, a simplicidade vem em primeiro lugar. Junto com as necessidades básicas, sabemos que no nosso processo não conseguiremos pessoas trabalhando puro e simplesmente por salário, porque dificilmente conseguiremos competir com outros processos.
Portanto, o reconhecimento e envolvimento no processo como um todo, pode ser o grande diferencial para mantermos pessoas comprometidas e envolvidas
Claudio Machado, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Técnico Comercial da Vencomatic do Brasil.











