
A indústria suína dinamarquesa continua a quebrar recordes de produtividade. Uma análise do segundo trimestre de 2025, realizada pela consultoria Velas e divulgada pelo periódico agrícola alemão Top Agrar, revelou que as principais granjas do país ultrapassam facilmente a marca de 40 leitões desmamados por suíno por ano.
A análise da Velas, que incluiu dados de 467 produtores de suínos, 331 granjas de recria e 315 granjas de engorda, mostrou que a média geral é de 37,3 leitões por suíno por ano. No entanto, ao focar nos 10% mais ricos, a média sobe para 42,8 leitões desmamados por suíno por ano. No total, 30% dos rebanhos de suínos já superam a marca de 40 leitões desmamados por suíno anualmente.
Desempenho em Terminação e Expectativa de Vida das Matrizes
Os dados de desempenho das granjas de terminação também são notáveis. O ganho de peso médio diário é de cerca de 1.095 g, com perdas de pouco menos de 3%. A taxa média de conversão alimentar é de 2,5 kg de ração por kg de ganho de peso, com as 10% melhores granjas alcançando uma taxa de conversão alimentar de 2,27.
Apesar da alta produtividade, um veterinário dinamarquês, o Dr. Andreas Birch, da Ø-vet, apontou em um evento da empresa de saúde animal Hipra que a alta taxa de prolificidade da Dinamarca tem como desvantagem uma mortalidade de 15% entre as suínos.
Referência: Pig Progress











