
O Ceará confirmou o descarte de um caso suspeito de gripe aviária na cidade de Salitre, mantendo o estado livre da doença. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) informou que a análise laboratorial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na amostra coletada em uma criação de subsistência testou negativo para o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1).
Confira as últimas notícias sobre a Influenza Aviária no Brasil e no mundo
O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, destacou que o Ceará já realizou mais de 20 atendimentos similares, e todas as amostras colhidas resultaram negativo. A Adagri orienta os criadores a adotarem medidas de biossegurança e reitera que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.
Como medida preventiva, a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal suspendeu por 90 dias todos os eventos que envolvam aglomeração de aves.
Vale ressaltar que a primeira ocorrência do vírus em uma granja comercial foi confirmada no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o que levou o local a ser colocado em estado de emergência sanitária.
Confira as últimas notícias sobre a Influenza Aviária no Brasil e no mundo











