Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA digerem mal liderança da JBS no país

A companhia anunciou nesta semana a compra da Smithfield Foods e do National Beef por US$ 1,54 bilhão.

Redação (10/03/2008)- Está difícil para os EUA digerirem que uma empresa brasileira, a JBS-Friboi, domine o mercado de carne bovina do país, com participação superior a 30%. Dona da Swift desde o ano passado, a companhia anunciou nesta semana a compra da Smithfield Foods e do National Beef por US$ 1,54 bilhão.
O jornal "The New York Times" informou que o negócio deve aumentar "a temperatura política" no Departamento de Justiça, responsável por avaliar se as aquisições representam prejuízo à concorrência.
O presidente da JBS-Friboi, Joesley Batista, confia na aprovação das compras pela dispersão geográfica das unidades. Para o "Times", o tema será exaustivamente explorado neste ano eleitoral.
A preocupação com a empresa brasileira uniu parlamentares dos partidos Republicano e Democrata em manifestações à Promotoria para Assuntos de Concorrência do Departamento de Justiça, relatou o MeatingPlace. A maioria dos analistas do setor, no entanto, acha que as aquisições serão aprovadas como o planejado pela JBS-Friboi, informou o site especializado no mercado da carne.