Redação (03/03/06)- Durante a última reunião da Câmara Setorial de Milho, Sorgo, Aves e Suínos, realizada no dia 21/02, em Brasília (DF), o presidente da Câmara, Dilvo Grolli, apresentou a proposta para o desmembramento do grupo para duas câmaras distintas: uma de carnes (aves e suínos) e outra de grãos (milho e sorgo).
Segundo Grolli, as razões para o desmembramento relacionam-se com sua atividade cooperativa (ele é presidente da Coopavel/PR) e o cluster grãos/carne. Com as duas atividades juntas na Câmara, tenho encontrado dificuldade nas negociações das políticas de preços entre os grãos e as carnes, explica. Os preços desses produtos são formados por políticas produtivas e empresariais que possuem interesses divergentes. Por exemplo, a política de preços mínimos de milho não atende aos interesses dos produtores de carnes.
O presidente da Câmara também apontou na proposta que questões de exportação e importação de grãos e de carnes nem sempre são possíveis de serem tratadas com mesmo interesse pelas cadeias. Assim como também há interesse específico na questão da biossegurança animal. Dessa forma, a agenda de produtos de cada cadeia (grãos e carne) modificou-se muito e há novos produtos e subprodutos no mercado tanto para grãos como para carnes, os quais merecem discussões específicas, como é o caso do milho e seus produtos para consumo humano, diz.
Durante a reunião, as manifestações dos presentes foram favoráveis ao desmembramento. A definição da criação das duas Câmaras Setoriais deverá sair em breve.











