Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Espírito Santo intensifica medidas preventivas contra a gripe aviária

Encontro entre AVES, SFA/MAPA, IDAF e municípios capixabas busca fortalecer ações preventivas contra a doença

Espírito Santo intensifica medidas preventivas contra a gripe aviária

A Associação de Avicultores do Espírito Santo (AVES) continua empenhada em proteger os plantéis comerciais da ameaça da Gripe Aviária, que tem afetado aves silvestres não apenas no estado capixaba, mas também em outras regiões do Brasil. Em uma iniciativa conjunta com a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA/MAPA) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), a AVES realizou uma reunião na última terça-feira (13) em Marechal Floriano, com representantes das administrações municipais de Domingos Martins e Marechal Floriano. O encontro também contou com a presença do presidente do IDAF, Leonardo Cunha Monteiro.

Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre a Gripe Aviária aos representantes dos dois municípios, além de detalhes sobre o plano de contingência elaborado pela AVES para a possível implementação de ações emergenciais nessas localidades.

“Nós fornecemos uma visão geral da situação atual da doença no estado e apresentamos o trabalho que está sendo desenvolvido pela AVES, SFA/MAPA, SEAG e IDAF para conscientizar a população sobre os cuidados e notificações necessárias. Também destacamos as informações compartilhadas com as propriedades de subsistência, além de enfatizar o reforço das medidas de biossegurança no setor comercial, a fim de evitar que a doença se espalhe para essas propriedades”, resumiu Nélio Hand, diretor executivo da AVES.

Ele também enfatizou que os objetivos da reunião foram demonstrar o funcionamento do plano de contingência e identificar os envolvidos que podem atuar em conjunto em caso de emergência sanitária. Letícia Meireles, representante da SFA/MAPA, e Leandro Marinho, representante do IDAF, apresentaram as ações realizadas nos casos de aves silvestres e as medidas que os órgãos oficiais adotarão caso haja focos da doença, tanto em aves de subsistência quanto na produção comercial.

“As secretarias municipais de saúde, por meio de seus agentes, irão compartilhar informações com os munícipes, reforçando a importância de recolher as aves em um local protegido neste momento, com ração e água adequadas. Esses agentes de saúde receberão treinamento para fornecer as melhores informações à população. Paralelamente, realizaremos simulações de mesa do plano de contingência, delineando as ações a serem tomadas em caso de detecção de casos de Gripe Aviária”, explicou Hand.

Como parte das ações em andamento, a AVES está fornecendo materiais informativos sobre a Gripe Aviária aos municípios, que ficarão responsáveis por distribuir esses materiais em seus territórios. “Além dos prefeitos, mobilizamos as secretarias municipais de agricultura, saúde, meio ambiente, defesa civil e os setores de comunicação dos dois municípios. Os escritórios locais do IDAF também se prontificaram a ajudar nas ações e tomar medidas preventivas adequadas em cada autarquia, considerando a importância da avicultura em seus territórios”, concluiu o diretor executivo da AVES.