Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGRONEGÓCIO

Cães farejadores do MAPA localizam produtos irregulares no aeroporto de Guarulhos (SP)

Produtos de origem animal e vegetal proibidos foram apreendidos no aeroporto de Guarulhos com a ajuda de cães farejadores treinados pelo Ministério da Agricultura, totalizando cerca de 100 quilos de mercadorias retidas

Cães farejadores do MAPA localizam produtos irregulares no aeroporto de Guarulhos (SP)

Na última semana, entre 11 e 15 de dezembro, ocorreu a apreensão de produtos de origem animal e vegetal proibidos de entrada no Brasil no aeroporto de Guarulhos. As ações foram realizadas com o auxílio de Meg e Vamp, duas cadelas farejadoras treinadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para identificar produtos orgânicos nas bagagens dos passageiros.

O MAPA realiza uma fiscalização rigorosa para prevenir a entrada de produtos que possam representar riscos para a agropecuária nacional. Alimentos frescos, sementes, pós, conchas e outros itens podem conter patógenos ausentes no Brasil, ameaçando a segurança da produção nacional. Por esse motivo, auditores fiscais do ministério atuam em todos os pontos de fronteira do país.

Durante a semana, a equipe contou com o reforço de dois especialistas na fiscalização com cães farejadores: Tatiane Meireles Cunha, do aeroporto de Brasília, e João Gilberto Beggiora, de Curitiba, se uniram a Eduardo Alves Barbosa Figueiredo e Montemar Shoussuke Onishi, de Guarulhos, que coordenam o trabalho de Meg e Vamp. Beggiora é um dos profissionais mais experientes nessas abordagens.

“O trabalho conjunto ajudou a padronizar procedimentos e trocar experiências, além de mostrarmos as ações de fiscalização que a equipe K9 (de cães) realiza em Guarulhos”, explicou Montemar.

No total, foram apreendidos aproximadamente 100 quilos de mercadorias, sendo quase 90 quilos provenientes de voos de Lisboa e da Etiópia. Os 10 a 15 quilos restantes estavam em voos da América do Sul (Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru e Chile), Canadá, Estados Unidos e Emirados Árabes.

Dentre os produtos retidos, destacam-se queijos, bacalhau, embutidos suínos (salame, presunto cru, presunto com osso – pata negra, bacon), mel, pescados (peixe, camarão, conchas, vieira) de origem animal. No âmbito vegetal, foram retidas castanhas, lichias, maçã, tâmaras, ervas diversas, sementes, raízes, folhas para chá, pós diversos à granel, pinhão, galhos e pepinos.

Meg e Vamp iniciaram suas atividades no aeroporto de Guarulhos em junho deste ano, após a inauguração de um canil especialmente projetado para recebê-las. Elas foram treinadas no Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD), em Brasília.