Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 67,52 / kg
Soja - Indicador PRR$ 134,57 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 140,08 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,72 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,86 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,41 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,27 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,37 / kg
Ovo Branco - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 137,33 / cx
Ovo Branco - Regional Grande BH (MG)R$ 137,59 / cx
Ovo Vermelho - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 147,67 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande BH (MG)R$ 149,53 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,15 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 140,75 / cx
Frango Congelado - Indicador SPR$ 8,05 / kg
Frango Resfriado - Indicador SPR$ 8,04 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.192,33 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.042,79 / t
Ovo Vermelho - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 145,04 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 134,51 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 127,01 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 145,98 / cx

Empresa

Mantiqueira Brasil quer aumentar a produção de ovos de galinhas livres, que já representam 20% de seu total

Mantiqueira Brasil quer aumentar a produção de ovos de galinhas livres, que já representam 20% de seu total

Os planos de crescimento da maior produtora de ovos da América do Sul, e a décima no ranking mundial, segundo “World’s Top 30 Egg Producers”, incluem um forte investimento em tecnologia e inovação, com foco na modernização de suas operações. Com 4 bilhões de ovos produzidos e comercializados por ano, a Mantiqueira Brasil quer aumentar a produção de ovos de galinhas livres, que já representam 20% de seu total.

Dados recentes da Associação Brasileira de Proteínas Animal (ABPA) revelam que a produção de ovos no Brasil pode atingir recorde de 56,9 bilhões de unidades ainda este ano, impulsionada pela demanda crescente dos mercados interno e externo.

Parte da estratégia de crescimento vem de um dos maiores marcos de 2024: o lançamento da campanha publicitária da marca Happy Eggs®, que recebeu o maior investimento já registrado no setor de ovos no Brasil, totalizando R$ 30 milhões. A campanha levou a marca às telas da televisão aberta e fechada, ampliando a visibilidade de Happy Eggs® e aumentando consideravelmente as vendas. “O investimento fortaleceu nosso compromisso com a inovação e a qualidade para consumidores que buscam produtos de galinhas criadas livres”, afirma André Carvalho, diretor de Marketing da Mantiqueira.

Além de Happy Eggs®, o portfólio da Mantiqueira Brasil inclui marcas como Fazenda da Toca (orgânicos), Eggscelente (ovos pasteurizados para a indústria) e N.OVO (produtos plant-based), reforçando seu pioneirismo no setor. “Esse resultado coloca a empresa em uma posição única, com Mantiqueira sendo a principal marca e Happy Eggs® a marca mais lembrada de galinhas livres. O duplo protagonismo reflete a eficácia das nossas estratégias de marketing e o forte reconhecimento das marcas junto ao público”, explica André Carvalho.  

Uma das apostas da companhia, para aumentar a atuação no mercado nacional, é o fortalecimento de parcerias com redes supermercadistas por meio de materiais promocionais, gôndolas exclusivas e ações que aumentam a visibilidade e a rentabilidade nos pontos de venda. Essa colaboração visa estreitar a identificação da marca com os clientes, promovendo crescimento mútuo e sucesso a longo prazo.

Para aproximação e compreensão dos hábitos do consumidor, três lojas físicas em São Paulo (Moema, Brooklin e Chácara Santo Antônio) e uma no Rio de Janeiro (Copacabana), oferecem uma imersão na marca, possibilitado ao público conhecer a procedência, o cuidado e a qualidade dos ovos. “Nosso diferencial é ter clientes e consumidores no centro das nossas ações e estratégias. Somos inconformados e inovadores, porque queremos entender as necessidades e hábitos dos consumidores”, complementa Marcio Utsch, presidente da Mantiqueira Brasil.

Essa estratégia reflete o compromisso da empresa em oferecer produtos que atendam às expectativas dos consumidores, enquanto reforça o valor nutricional do ovo. Estudos recentes destacam que o ovo contribui significativamente para o desempenho cognitivo, além de ser rico em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. “O ovo é o segundo alimento mais completo, ficando atrás apenas do leite materno”, disse Marcio Utsch, reforçando a importância desse alimento no cotidiano dos brasileiros.

Com um olhar voltado para o futuro, a Mantiqueira Brasil pretende continuar investindo em inovação e expansão, visando atender à crescente demanda do mercado interno e externo. A empresa, que aderiu à Coalizão Brasileira de Bem-estar Animal (COBEA), acaba de anunciar que até dezembro de 2024, terá mais de 3 milhões de galinhas livres e para atingir a meta, está expandindo as operações de Lorena–SP, Formosa–GO e São João de Itaperiú (SC). Hoje são 16 unidades produtivas em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Santa Catarina.