Redação (09/10/06) – Com uma platéia participativa, palestrantes de alto nível — veja relação abaixo — e debatedores atentos das principais agroindústrias brasileiras, o I SIBISA (Simpósio Biovet de Sanidade Avícola) trouxe de volta à cena um formato de evento eminentemente técnico, que há muito tempo não se via na avicultura. Com essas características, superou as expectativas dos participantes.
![]() |
Marcelo (MAPA), Elmiro (UFF), Osmar (Biovet), Marcelo Zuanaze (Biovet) e Egon (MAPA), palestrantes e debatedores do terceiro painel, Doenças bacterianas monitoradas pelo PNSA: debates de alto nível e de intensa participação marcaram cada um dos 4 painéis do evento |
“Fiquei positivamente surpreso ao encontrar no SIBISA profissionais das principais empresas avícolas. Além disso, a maioria dos palestrantes atua ativamente do PNSA e está envolvida na elaboração das políticas dos comitês de sanidade. Isso elevou em muito o nível das discussões durante o evento”, comenta Marcelo Mota, coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
![]() |
Ao todo 130 participantes, responsáveis pela sanidade de 50 empresas de diversas regiões do Brasil — e de duas empresas da América do Sul –, participaram do evento. Além disso, o SIBISA foi abrilhantado com a participação ativa de instituições como UBA (União Brasileira de Avicultura), ABEF (Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango) e de representantes do próprio MAPA, como já mencionado.
Dr. Roberto Corrêa, responsável técnico e vice-presidente do Laboratório Biovet, faz o seguinte resumo do evento: “Durante o SIBISA pudemos compartilhar questões relevantes para a sanidade avícola, como monitoria e diagnóstico de enfermidades avícolas, dados inéditos sobre Salmonella enteritidis — obtidos por meio de parceria entre o Fiocruz e o Laboratório Biovet –, entre outros assuntos de interesse da avicultura. Temas apresentados por palestrantes de alto nível das principais Universidades brasileiras, e também por profissionais do quadro técnico do Laboratório Biovet. O que muito nos orgulha!!”
“Dessa forma”, disse Dr. Roberto, em seu discurso de encerramento do evento, “o SIBISA cumpriu seu papel ao elevar o posicionamento técnico, e a assistência, que o Laboratório Biovet pratica aos seus clientes. Afinal, além de dispor de uma moderna e completa estrutura de produção, e inovar oferecendo soluções de qualidade superior, o Laboratório Biovet dispõe, hoje, de um departamento técnico avícola especializado, que acompanha a realidade do campo, nas granjas de produção de aves. Faz isso ao oferecer suporte técnico, realizar o levantamento das necessidades dos clientes e, acima de tudo, comprometer-se com a obtenção das metas traçadas em conjunto com os clientes.
Abaixo, a relação completa dos palestrantes do evento:
– Médica veterinária, e Doutora em Biologia, Sandra Fernandez, supervisora de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório Biovet.
– Médico veterinário, Doutorando em Genética e Biologia Molecular, Fernando Spilk, supervisor de produção do Laboratório Biovet.
– Médico veterinário Marcelo A. Fagnani Zuanaze, membro do corpo técnico da Facta, e gerente técnico do Laboratório Biovet.
– Médico Veterinário, Doutor em Micobiologia, Leonardo José Richtzenhain, Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
– Médico veterinário, Doutor
– Médica Veterinária, Professora Doutora Clarice Weiss Arns, coordenadora do Laboratório de Virologia Animal, do Departamento de Microbiologia e Imunologia da UNICAMP.
– Médico Veterinário, Professor Doutor Elmiro Rosendo do Nascimento, chefe do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).
– Médico veterinário, Doutor
– Médico veterinário, Professor Doutor Nelson Rodrigo da Silva Martins, responsável por atividades em graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).













