Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,50 / kg
Soja - Indicador PRR$ 136,20 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,67 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,82 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,87 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,23 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,30 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,30 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 126,01 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 126,60 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 137,43 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 137,89 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 118,77 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 130,76 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,10 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,12 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.182,07 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.046,01 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 121,50 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 120,44 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 117,75 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 138,62 / cx

Consultorias crescem com pequenas e o agronegócio

<p>A recente onda de abertura de capital entre as empresas do setor do agronegócio, assim como a maior preocupação das pequenas empresas com princípios de governança corporativa que antes ficavam restritos as grandes companhias , tem impulsionado os negócios das consultorias brasileiras.</p>

Redação (18/04/07) – A entrada de investimentos estrangeiros no setor agrícola também tem contribuído com os negócios, de acordo com Miguel Arab, diretor da consultoria Trevisan.

As usinas Cosan e São Martinho, no interior de São Paulo , foram as primeiras a fazer oferta pública de ações , e outras empresas podem seguir o mesmo caminho. “O setor está crescendo e se profissionalizando”, reitera o diretor da Trevisan.

Pequenas e médias

Segundo Arab, no passado, empresas pequenas e médias não tinham histórico de usar consultoria estratégica. “Quando achavam um consultor competente, elas contratavam o profissional para trabalhar internamente. Com o tempo elas perceberam que não era vantajoso, já que enquanto parte do quadro de funcionários o especialista não apresentava a mesma competência”, afirma. O executivo explica que as grandes empresas já têm por hábito trabalhar com consultorias.

“As empresas menores que desejam crescer ou que estão com problemas intensificam a busca por consultorias. Nosso trabalho nessa área está muito voltado para empresas pequenas e médias que caminham para um crescimento futuro”, diz Arab.

A consultoria da Trevisan atua em três linhas: estratégia, finanças e gestão.

Mauro Akio, sócio de Auditoria da Baker Tilly, empresa que atua somente com pequenas e médias empresas, afirma que o mercado de consultoria, de uma maneira geral, tem obtido aumento de trabalho na área de 30% a 40% ao ano.

Segundo Arab, considera-se pequena uma empresa que fatura até R$ 20 milhões por ano. Já uma média tem receita entre R$ 21 milhões e R$ 100 milhões.

Até o final do ano, a Baker Tilly, que possui cinco escritórios, inaugurará mais quatro em cidades como Joinville (SC), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

A mais recente inauguração foi em Fortaleza (CE). A nova filial tem como pontos fortes a prestação de serviços de auditoria interna e gestão de riscos.

Foco

“Um dos focos de nossos trabalhos tem-se direcionado para empresas estrangeiras interessadas em adquirir companhias nacionais e as brasileiras que estão sendo vendidas para as estrangeiras”, afirma Akio. Segundo a empresa, a expectativa é de crescer 140% no faturamento no mercado brasileiro até dezembro de 2007.

A Baker Tilly também enfoca empresas brasileiras de porte médio que queiram expandir suas atividades a outros países, seja orientando-as na busca de capital em outros mercados, auditando suas contas locais ou implantando os mecanismos de governança corporativa requeridos por esses países.

A empresa também quer levar expertise [perícia, habilidade, conhecimento] em alguns segmentos e serviços a outros estados. Em Brasília, por exemplo, está implantando um sistema de gestão hospitalar que identifica e procura soluções para deficiências no âmbito administrativo e financeiro de uma unidade de saúde, e que pode ser aplicado em qualquer empresa.

Consultoria x Contabilidade

Os escritórios de contabilidade têm avançado sobre o mercado de consultoria. Com avanços tecnológicos, como a implantação da nota fiscal eletrônica, por exemplo, tem sobrado mais tempo aos contadores para se dedicarem a serviços de consultoria. Para atender à demanda de seus clientes os escritórios firmam parcerias e acabam dividindo a remuneração obtida com o serviço. Apesar do foco da Trevisan em pequenas e médias empresas, o executivo não acredita que os escritórios de contabilidade possam se tornar concorrentes. “Eles desenvolvem serviços muito pontuais”, justifica.

Assim como as consultorias percebem o interesse das empresas familiares na profissionalização de seus negócios, os escritórios de contabilidade também têm a mesma sensação.

Segundo contadores, agora estes empreendedores querem entender o que significa cada “número” de sua empresa. Com esta transformação, os contabilistas passam a ser tornar parceiros na gestão do negócio.