Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,50 / kg
Soja - Indicador PRR$ 136,20 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,67 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,82 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,87 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,23 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,30 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,30 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 126,01 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 126,60 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 137,43 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 137,89 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 118,77 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 130,76 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,10 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,12 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.182,07 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.046,01 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 121,50 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 120,44 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 117,75 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 138,62 / cx

Empresas

Projeto Jovem Produtor inaugura Unidade de Beneficiamento de Aves e Suínos no Piauí

Com seis anos de atuação, projeto que incentiva a criação de animais passa para nova fase com unidade que abastecerá o comércio local.

Projeto Jovem Produtor inaugura Unidade de Beneficiamento de Aves e Suínos no Piauí

Com o objetivo de possibilitar a geração de trabalho e renda de forma sustentável a jovens moradores do semiárido do Piauí, o Projeto Jovem Produtor tem alcançado resultados positivos. Entre eles, a iniciativa tem contribuído para a melhoria da alimentação nos pequenos munícipios da região e para a redução da evasão de pessoas para as zonas urbanas. Por muitos anos – e até hoje -, o êxodo rural é um dos responsáveis pelo pouco desenvolvimento do campo e agravamento dos problemas sociais das grandes cidades. Entretanto, para os municípios piauienses de Pedro II, São João do Arraial e Matias Olímpio, essa realidade está mudando para melhor, graças ao projeto.

Desenvolvido em parceria entre a Pfizer e a ONG CARE Brasil, o Jovem Produtor está comemorando seis anos de atuação e chegou a uma nova fase com a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Aves e Suínos em Pedro II (PI), ocorrida em 08 de maio. Jovens de 16 a 25 anos participam do projeto, que tem como foco incentivar o empreendedorismo rural por meio da criação de suínos e aves e da ampliação do conhecimento agropecuário na comunidade. Nessa região, mais de 60% das famílias têm renda de até um salário mínimo, 20% das casas não dispõem de banheiro e 68% das residências não possuem energia elétrica.

De acordo com o coordenador do Programa Piauí da CARE Brasil, João Martins, o projeto teve muitos avanços, desde 2006, quando foi criado. “O Jovem Produtor iniciou com 120 famílias participantes. Atualmente, 255 famílias estão incluídas no projeto, que ainda conta com o apoio das Escolas Família Agrícola e de associações de produtores locais, como é o caso da Associação da Comunidade Palmeira dos Soares e dos assentamentos Paraíso, Salobro, Riacho Tamboril e Cruzeiro do Sul”, diz Martins. “Ao longo desses seis anos de atuação, os jovens produtores participantes passaram – e ainda passam – por um longo processo de capacitação, que inclui conhecimento sobre organização social, gestão de pequenos negócios, comercialização de animais e produção sustentável de aves e suínos”, explica o coordenador.

Desde o seu início, o projeto beneficiou 655 famílias participantes e, indiretamente, cerca de 3.300 pessoas, contribuindo para o aumento da renda mensal das famílias de 25% a 50%, até o final da fase II. De 2006 a 2008, a primeira fase do projeto atingiu um incremento total de R$ 261.800,00 com a comercialização de aves e suínos. Na segunda etapa, concluída em 2010, esse valor foi de R$ 334.000,00. “Para a realidade do semiárido, é muito difícil alcançar esses valores com a venda de um produto só. Todo o conhecimento passado a essas famílias agrega e muito à renda delas”, avalia Martins, que destaca a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Aves e Suínos como o grande ápice da fase III, iniciada em 2011.

Neste novo ciclo, o projeto uniu a experiência dos anos anteriores e iniciou uma nova frente de atuação, envolvendo jovens produtores organizados em associações e, por sua vez, assentamentos rurais. Essa fase conta com a distribuição de pequenas aves e suínos para esses grupos e com formações que vão do empreendedorismo, manejo dos animais, noções básicas de economia doméstica, gestão de pequenos negócios e até trabalho associativista e liderança. Até o momento, 12 unidades produtivas de aves e 08 de suínos já foram implantadas. 

Segundo Martins, as unidades produtivas de aves e suínos foram formadas com a participação das comunidades desde o planejamento até suas construções. “Além disso, mais de 30 capacitações, 25 oficinas e 20 palestras, com um público participante estimado em mais de 1.875 pessoas. Também realizamos quatro intercâmbios de conhecimento entre jovens das fases I e II e adquirimos 56 matrizes de raça (Landrace, Large White, Pietrain) e 04 reprodutores (Duroc) e 02 de raça híbrida para a melhoria genética dos animais da região”, conta o coordenador do projeto.

Com a nova Unidade de Beneficiamento de Aves e Suínos, os jovens passarão a oferecer ao município de Pedro II a comercialização de carne de alta qualidade, contribuindo para a sustentabilidade da produção e para o combate à desnutrição. “Ainda estamos prevendo a implantação de mais um núcleo produtivo de suínos neste ano, totalizando dois núcleos de suínos e quatro de aves”, comemora Martins.

Responsável por um investimento de mais de R$ 900 mil ao longo desses seis anos, a Pfizer também celebra o sucesso do projeto que conseguiu engajar jovens e reduzir o êxodo rural. “Estamos muito satisfeitos por poder contribuir em um projeto que estimula a economia e o conhecimento de pequenas cidades da zona rural. Sabemos que os participantes do projeto já perceberam que é mais vantajoso começar e desenvolver seu próprio empreendimento do que deixar a família e ir para as grandes cidades atrás de emprego, e isso nos deixa conscientes de que estamos na direção certa, investindo na capacitação de jovens agricultores e no combate a desnutrição”, afirma Cristiane Santos, Gerente de Comunicação Corporativa da Pfizer.