Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

INTERNACIONAL

KSG Agro distribui suínos entre produtores ucranianos para auxiliar na reconstrução da indústria

Suinocultores ucranianos viram os preços domésticos dos alimentos para animais despencarem, decorrente do excesso geral no mercado de grãos

KSG Agro distribui suínos entre produtores ucranianos para auxiliar na reconstrução da indústria

A KSG Agro, empresa de suinocultura ucraniana, lançou um programa de parceria no qual oferece suínos e serviços de consultoria para ajudar suinocultores em todo o país a se reerguerem ou expandirem suas operações.

O programa já atraiu dezenas de produtores médios e grandes de suínos em 15 regiões ucranianas, conforme informou Sergey Kasyanov, presidente da KSG Agro, ao jornal local European Truth. Sob a parceria oferecida, com duração mínima de 1,5 anos, a empresa fornece suínos e suporte consultivo em termos de engorda, alimentação e gestão de fazendas.

Janela de oportunidades

A Ucrânia tem oportunidades únicas para aumentar a produção de carne suína, afirmou Kasyanov. “Externamente, em primeiro lugar, nos mercados europeus, a produção de carne suína aumentou substancialmente de preço. Devido à alta concentração de granjas de suínos, surgem questões de ecologia, incluindo a peste suína africana. No contexto dos aumentos de preço no mercado de ração e da escassez de mão de obra, algumas empresas precisam reduzir suas operações”, afirma.

Benefícios do grão barato para os suinocultores

Por outro lado, os suinocultores ucranianos viram os preços domésticos dos alimentos para animais despencarem, decorrente do excesso geral no mercado de grãos. “Hoje, devido ao bloqueio dos portos, no mercado interno, testemunhamos um excesso de colheitas baratas, que podem e devem ser convertidas em proteína de origem animal, obtendo um produto com maior valor agregado”, disse Kasyanov.

A criação de suínos pode ser uma saída para os agricultores que estão com dificuldades para vender seus grãos. Kasyanov: “Ao comprar leitões para crescimento, os agricultores ucranianos não estão apenas convertendo grãos em carne suína. Eles tornam seus negócios mais diversificados e sustentáveis. Isso é estrategicamente muito importante em condições de guerra e incerteza geral”, pontua.

Não apenas negócios

Diante da situação atual dos produtores de grãos, a rentabilidade da suinocultura pode ser excepcionalmente alta, especialmente quando comparada à produção de culturas, disse Kasyanov, acrescentando que a KSG Agro também observa um aumento da atividade no mercado comercial de leitões.

“Mas o efeito do programa de parceria lançado vai além do resultado comercial. As empresas agrícolas aumentam o número de empregos, expandem as capacidades de produção, pagam mais impostos, saturam o mercado com produtos domésticos de alta qualidade, compensando as capacidades que foram fechadas nas regiões de frente e nos territórios ocupados. Tudo isso junto forma a segurança do sistema alimentar e torna nossa sociedade mais resistente às ameaças externas.”